Visita de Dom Paulo ao Instituto Divino Mestre

Dando continuidade as visitas de Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, para conhecer essa igreja em particular, na tarde de quarta-feira (10/03), foi a vez do Instituto Divino Mestre recebe-lo.

O arcebispo foi acolhido pelo Pe. Clovis Albuquerque, pároco do instituto, que lhe apresentou a vida pastoral do Instituto Divino Mestre. Ao final, dom Paulo Cezar esteve com Dom Terra, que aos 96 anos recém-completados no dia 07/03,  contou alegremente a sua história.

Da esquerda para direita: Pe. Clóvis Albuquerque, Dom Terra e Dom Paulo Cezar.

 

O instituto

Por Dom João E. M. Terra

Em 1994 falei com o Papa João Paulo II sobre a conveniência de fundar no Brasil um Instituto Bíblico, semelhante ao de Roma, mas insistindo no conhecimento das línguas bíblicas – Hebraico, Grego e também Latim – para formar formadores e professores em nossos Seminários. O Papa ficou entusiasmado com a idéia. “A coisa mais importante é formar formadores”, disse-me ele. “Mas por que abrir um Instituto Bíblico apenas para o Brasil? Abra-o para toda a América Latina”. “Hoje mesmo vou destiná-lo para o melhor lugar onde poderá fundar esse Instituto”. Nessa mesma semana, no dia 7 de setembro de 1994, ele destinou-me para a Arquidiocese de Brasília, que fica quase no centro da América do Sul. O Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão, deu todo o apoio. Deu um terreno para a construção. No dia 21 e dezembro de 2001 reuniu-se em Brasília, na “Casa do Clero”, situada em SGAN, Quadra 601, uma comissão fundadora, que contava com a presença de três bispos, quatro jesuítas e um diácono para elaborar o Estatuto do Instituto Bíblico de Brasília e lavrar a Ata de Fundação. Estava presente o Procurador da República, Dr. José Ramos, que redigiu os Estatutos que foram registrados no 2º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas e arquivados sob o nº 0035043, na data 18/03/2002.

No dia 7 de março de 2002 fora lançada a pedra fundamental abençoada pelo Arcebispo, Cardeal Falcão. No dia 22 de novembro de 2006, cinqüentenário de minha ordenação sacerdotal, com a presença de cinco bispos, do Arcebispo Dom João Brás e do Cardeal D. Falcão, do Governador e de vários Senadores, Ministros e Deputados, foi inaugurado o Instituto com um almoço no refeitório deste.

Padroeiro

Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus! Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra. Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra. São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família. Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz. Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus! Amém. (Cardeal Angelo Comastri)

O Fundador

Dom João Evangelista Martins Terra , bispo titular de Bagi. É jesuíta e doutor em Filosofia, Teologia, Sagrada Escritura, Arqueologia e línguas semíticas pelas Universidades: Gregoriana e Instituto Bíblico de Roma; Universidade de Münster i.W; Universidade Católica de Beirute, no Líbano; Loyola University, de New Orleans – EUA e Universidade de Innshuck, na Áustria. (texto: blog institutodivinomestre)

Foto: Instagram @instdivinomestre

Mais informações:

(61) 3226-5391

Módulo F Sgan 601 – Asa Norte, Brasília – DF, 70830-010

vocacional.divinomestre@gmail.com

 

 

2021-03-11T10:59:06-03:0011/03/2021|