Destacando a missão da Igreja de anunciar e propagar o Reino de Deus até os extremos confins da terra, a fim de que todos os homens conheçam Cristo, o curso reuniu mais de cem Bispos, oriundos de diversos estados do país.
O Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa participou do evento e, com sua sabedoria de pastor, destacou a importância de todos perseverarem no anúncio do Evangelho assim como fez o Apóstolo São Paulo, após a sua conversão.
“São Paulo colocou Cristo verdadeiramente no centro da sua vida. É um homem apaixonado por Cristo, que vai entrando no mistério de Cristo. Paulo nos ensina que em momento algum podemos mitigar o anúncio de Jesus Cristo. Devemos chegar com uma postura dialogante, respeitosa, mas jamais mitigar o anúncio de Jesus. Quem mitiga este anúncio, trai o próprio Senhor”, destacou.
Realizado desde 1990, este ano o curso dos Bispos concentrou os estudos em torno do tema Antropologia integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos.
“Tratar do tema da antropologia nos tempos atuais nos remete à necessidade de um aprofundamento sobre quem é o homem, para nos debruçarmos sobre as crises que nos cercam em tantos setores da sociedade”, frisou o Cardeal Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
(Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro).