O Centro de Evangelização Renascidos em Pentecoste, pela segunda vez, foi palco para o grande Encontro dos Crismandos com o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.
“Esse diálogo com os jovens enche o meu coração de alegria, porque eles vão suscitando questões e inquietações que estão no interior deles. O nosso papel é iluminar como pastor essas situações concretas da vida deles. Então, é sempre um momento de grande alegria encontrar os crismandos e ouvir as suas expectativas, alegrias e esperanças. O Sacramento da Crisma é o momento da maturidade na fé, em que os crismandos pedem à igreja o Sacramento e ela concede o dom do Espírito Santo. São pessoas que amadureceram na fé e, por isso, a gente deseja que se insiram na vida da comunidade e atuem nas pastorais e movimentos, testemunhando Jesus Cristo com beleza no mundo”, frisa o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.
Desde 2014, a Arquidiocese de Brasília promove o Encontro anual dos Crismandos, reunindo adolescentes, jovens e adultos que estão no caminho de formação para receber o Sacramento da Crisma. Na edição deste ano, a comissão resolveu implementar atividades extras na programação.
“Esse evento está tomando uma proporção e uma importância que nós realmente não esperávamos, mas agradecemos muito a Deus por essa bênção. É um movimento que reúne Dom Paulo, que é o nosso primeiro catequista a serviço de Brasília, com os seus crismandos. A nossa intenção é que este evento anual se torne realmente uma tradição na Catequese de Brasília. Esse ano, inovamos com a parte do Testemunho dos Vocacionados, apresentando também uma Praça Vocacional e a possibilidade dos atendimentos para Confissão”, destaca Brasiliana de Castro, Coordenadora da Comissão Arquidiocesana de Catequistas.
Um dos momentos que os jovens mais gostaram foi do Quiz “Fala Aí Dom Paulo”. A juventude fez diversas perguntas para o Cardeal que, sempre bem-humorado e cheio de sabedoria, compartilhou um pouco de sua história, desde a infância até o grande chamado a ser Cardeal Arcebispo de Brasília.
“Eu penso que é muito importante a juventude buscar a Deus, porque a partir do momento que temos um contato íntimo com Ele, conseguimos manter um relacionamento com um Deus que é nosso amigo, facilitando a nossa caminhada em busca da santidade. Fiquei surpreso quando o Dom Paulo me fez a pergunta, que na verdade eu fui fazer a ele. A juventude precisa mesmo refletir sobre o que gostaria de mudar no mundo. Como Dom Paulo falou, se nós pudéssemos mudar algo no mundo, tenho certeza de que a violência e a pobreza deveriam ser as primeiras coisas. Então, a nossa função é ir em busca para fazer com que esses desejos de mudança se transformem em realidade”, explica Matheus Leonel, Crismando da Paróquia Imaculado Coração de Maria, do Park Way.
Ao longo do bate-papo com os crismandos, Dom Paulo Cezar destacou a importância de sempre recomeçar na caminhada, sem permitir que haja uma acomodação na fé e a perda do dinamismo evangelizador a que todos somos convidados pelo próprio Cristo. Diante dessas colocações, o Cardeal abordou temas importantes durante a reflexão com a juventude, inclusive sobre o papel transformador da igreja na Política.
“Assim como Dom Paulo disse, a igreja tem realmente essa importante missão de auxiliar os cristãos na área política como um bem comum, mas sem tomar partido de a ou b. Os cristãos devem buscar essa orientação na igreja, para que possa ser feita sempre a vontade de Deus. Esse evento é muito especial, pois as respostas tão próximas de Dom Paulo nos orientam e nos ajudam a direcionar melhor a nossa caminhada”, frisa Camila Alves, Crismanda da Paróquia São José Operário, da Vicente Pires.
Se para os crismandos o evento é um momento especial, para os catequistas, que abraçam a missão com tanto carinho, o encontro anual com o Arcebispo é fonte de renovação da fé.
“É uma imensa alegria participar desse encontro anual com os meus crismandos. Eu fico até emocionado de falar, pois são 30 anos que atuo como catequista. Já participei da formação de cerca de 1.500 pessoas que buscaram o Sacramento da Crisma. Todo ano a minha missão se renova. É uma honra fazer parte desse momento”, comenta Carlos Augusto Oliveira, Catequista da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, do Setor P Sul.
Felizes e renovados com o evento, os crismandos aguardam ansiosos pelo dia em que receberão o Sacramento da Crisma
“A Crisma é a confirmação do nosso Batismo. Esse momento que estamos vivendo é algo único na nossa vida de cristão, porque estamos nos preparando para receber o Sacramento que nos confirma como cristãos Católicos, com grande amor a Cristo”, pontua Letícia Maria Araújo, Crismanda da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, no Gama.