A manhã desta quinta-feira (12/10) foi muito animada e repleta da ação do Espírito Santo. A Santa Missa celebrada com as crianças, na Esplanada dos Ministérios, chamou a atenção dos pequenos para o cuidado e o carinho da Mãe Aparecida.
“Quem reza todo dia? É isso que precisamos fazer, queridas crianças! Nossa Senhora ensinou a cada um de nós a fazer isso quando pediu para seu Filho Jesus realizar o milagre no casamento, porque o vinho tinha acabado e ela sabia que os noivos ficariam tristes. E ninguém gosta de ficar triste, não é mesmo? Por isso, ela pediu para Jesus dar um jeito de resolver aquele problema. Nós precisamos seguir esse exemplo de levar a alegria aos nossos pais, aos nossos amigos e a todos os que cruzam os nossos caminhos”, destacou Dom Ricardo Hoepers durante a homilia.
O coral Angelus Domini, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, abrilhantou a celebração. A doce união das vozes das crianças revelou todo o amor e devoção dos pequenos à Mãe Santíssima.
“O nosso coral existe há três anos, composto por crianças dos 5 aos 13 anos de idade. A gente busca incentivar a inserção ativa das crianças na paróquia, com a participação na Santa Missa e na musicalidade, através da fé. Então, além de destacarmos a Catequese que é essencial na formação cristã, queremos criar essa memória afetiva através da música, para que além de sentirem carinho, elas possam compreender toda a parte litúrgica, o que está acontecendo em cada momento da Santa Missa. A nossa proposta é atrair também as famílias, para que rezem com as crianças em casa”, explicou Regina Limeira, coordenadora do Coral Angelus Domini.
Pela primeira vez, a pequena Manuela, de apenas 4 meses, participou da Celebração Eucarística em ação de graças pelo dia das crianças e em honra a Nossa Senhora Aparecida, uma festa que já faz parte do calendário anual da família.
“É fundamental a gente plantar essa semente de amor e devoção em nossos filhos, desde pequenos. As crianças são o futuro do nosso país. É preciso que a fé seja apresentada desde cedo, para que ela possa dar frutos nos corações. A minha filha de sete anos, por exemplo, está cantando no coral toda animada, pois ela já tem amor por servir na igreja”, destacou Isa Fernanda Aguiar, membro da Paróquia Imaculado Coração de Maria, localizada no Park Way.
Mesmo com o calor, muitos fiéis compareceram à Esplanada dos Ministérios carregando garrafinhas de água e sobrinhas. O que não faltou foi alegria e muito entusiasmo.
“É um momento importante de fé. Ela é a nossa mãe! Como filhos, queremos estar próximos da nossa mãe. Eu sempre trago os meus filhos para essa celebração, pois é gratificante estar aqui na presença da Mãe para agradecer por tudo que a mãe celestial intercede a seu Filho por nós. Eles precisam ter essa intimidade com a mãe de Deus, para que possam amá-la ao longo de suas vidas”, comentou Sueli Oliveira Garcia, mãe de dez filhos, membro da Paróquia Santa Mãe de Deus, localizada em Santa Maria.
No encerramento da Santa Missa, vestidas de anjos, as crianças realizaram a coroação de Nossa Senhora Aparecida, a Rainha e Padroeira do Brasil.