Para celebrar o Jubileu de Prata Sacerdotal, Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, vai receber a comunidade na Santa Missa em agradecimento a Deus pelo seu Ministério.
Dom Ricardo Hoepers nasceu em 16 de dezembro de 1970 e ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense.
O Bispo acumulou experiências como docente e diretor de instituição de ensino superior. Na Arquidiocese de Curitiba, foi coordenador geral do Clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
No Regional Sul 2 da CNBB, foi assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência. Em 2016, foi nomeado Bispo de Rio Grande (RS) e recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio do mesmo ano. Em 2018, Dom Ricardo Hoepers representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF), o que fez com que fosse eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.
Dom Ricardo Hoepers faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024 e presidiu, no último quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.
Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito Secretário-Geral para o quadriênio 2023-2027. Por conta do ofício exercido na Conferência Episcopal, o Papa Francisco entendeu a necessidade de que Dom Ricardo fosse nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, no dia 24 de maio de 2023.