Muitas pessoas compareceram à Catedral para fazerem seus pedidos e agradecimentos diante das Relíquias de Santa Teresinha, uma das Santas mais conhecidas e admiradas pelos fiéis católicos. Na ocasião, Dom Fernando Guimarães, Bispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil, Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico de Brasília, presidiu a Celebração Eucarística e contou muitos detalhes sobre a vida de Santa Teresinha, frisando a experiência profunda de amor a Deus que ela vivenciava nas pequenas atitudes diárias no Carmelo.
“Nos atrai quando alguém vive na integridade e na heroicidade da sua fé esse amor misericordioso de Deus. Uma dessas pessoas é Santa Teresinha do Menino Jesus. Falecida aos 24 anos, depois de somente sete anos de vida no Carmelo, como Carmelita Descalça, Teresinha atingiu a maturidade da fé, por obra do Espírito Santo, a tal ponto que o Papa São João Paulo II a proclamou Doutora da Igreja. Quase uma criança, sem grande formação intelectual, mas uma mulher cheia da ciência do amor de Deus”, destacou o Bispo durante a homilia.
A presença das Relíquias em peregrinação pelo Brasil é um presente para todos os fiéis que são devotos de Santa Teresinha. Muito amada e admirada também por pessoas que seguem outras doutrinas, em todos os Continentes, as Relíquias peregrinas destacam a santidade de uma mulher que em tudo fez a vontade de Deus.
“Santa Teresinha disse que queria percorrer o mundo para anunciar o amor de Cristo. Então, hoje ela faz isso através de suas Relíquias que atraem tantas pessoas, de diferentes religiões, que a admiram e veneram. A vida de Santa Teresinha, que sofreu tanto com a tuberculose, nos convida a entregar a nossa vida de forma plena a Deus. As dificuldades fazem parte da vida do ser humano, mas em tudo temos que dar graças a Deus e nos entregarmos aos planos do Senhor”, explicou o Bispo.
Durante a Santa Missa, sete mulheres participaram da celebração para a admissão à etapa prévia de formação para a Consagração na Ordo Virginum. Seis delas são membros da Arquidiocese de Brasília – Amanda Pinto dos Santos, Carla Lorena Pereira, Cássia de Lourdes Araújo Portela, Cássia de Oliveira Silva, Roberta de Oliveira Silva, Zilda Almeida Soares, e uma da Diocese de Luziânia (GO) – Rozana da Silva Nogueira.
A Ordo Virginum está presente em diversas dioceses brasileiras localizadas nas cinco regiões geográficas do país, inclusive na Arquidiocese de Brasília, com Virgens Consagradas de várias faixas etárias e formações profissionais, envolvidas em diversas atividades eclesiais.
Programação:
As Relíquias de Santa Teresinha continuarão peregrinando na Arquidiocese de Brasília até o dia 09 de fevereiro.
07/02
19h – Missa (Catedral Militar)
08/02
08h – Seminário Arquidiocesano de Brasília
14h30 – Paróquia Santa Teresinha (Taguatinga)
19h – Missa (Carmelo das Carmelitas Descalças)
09/02
19h – Missa (Carmelo das Carmelitas Descalças)