A Comissão Arquidiocesana de Adoração Perpétua (CAAEP) iniciou o ano de 2024 promovendo um recadastramento dos grupos de adoradores que fazem parte da escala de adoração perpétua da Arquidiocese. Esta iniciativa é importante para que todos os horários continuem a ser preenchidos por adoradores, para que novos grupos possam assumir momentos de adoração na escala e, também, para que a Coordenação da Comissão e do Santuário do Santíssimo Sacramento tenham os contatos atualizados dos responsáveis dos grupos para eventualidades e afins.
Esta ação de atualização e recadastramento está sendo realizada através de várias frentes: fichas estão disponíveis na entrada da Capela de Adoração Perpétua do Santuário do Santíssimo Sacramento; também sendo enviadas para os contatos constantes no atual quadrante e encaminhados aos e-mails das paróquias da Arquidiocese.
Para atualizar a ficha do seu grupo de adoração, para novos grupos que desejam participar da escala e correções de horário, abaixo encontra-se o link para o formulário disponibilizado pela CAAEP. Para mais informações, abaixo também, os contatos do Santuário do Santíssimo Sacramento.
Link para o formulário: https://forms.gle/G82BU9USqH5Mf3c96
Uma pequena história da Adoração Perpétua em Brasília
Na Arquidiocese de Brasília, um lugar sagrado destaca-se como ponto de encontro para a prática da Adoração Eucarística Perpétua. Caminhando para os 19 anos de criação da Adoração Perpétua Arquidiocesana no Santuário do Santíssimo Sacramento, localizado na Asa Sul, fiéis se reúnem para a contemplação contínua do Santíssimo Sacramento, renovando a espiritualidade dos que buscam essa experiência única.
A Adoração Perpétua é uma prática sacramental que envolve a adoração ininterrupta diante do próprio Cristo presente na Eucaristia. Antes, entre 1996 e 2000, a Paróquia Dom Bosco, na Asa Sul, sediava as Adorações Permanentes, realizadas durante períodos específicos do dia. No entanto, a partir de 2005, durante o Ano da Eucaristia, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Emérito de Brasília, instituiu as Adorações Perpétuas, que acontecem durante 24 horas.
Desde então, o Santuário do Santíssimo Sacramento se tornou o epicentro das venerações ao Santíssimo Sacramento na arquidiocese. A missão de adorar Jesus Eucarístico em todas as horas é assumida por padres, religiosos, fiéis e adoradores comprometidos, que se revezam ao longo do dia para garantir a constância dessa devoção.
Segundo a CAAEP, a Adoração Perpétua fortalece a comunhão com Cristo, mantendo-o disponível a qualquer momento para conceder suas graças infinitas. É um convite constante para olharmos para Ele e permanecermos fortalecidos diante das adversidades da vida cotidiana. Além disso, é um ato de fé e religiosidade que fortalece a comunidade, unindo-a na oração contínua.
Os adoradores seguem uma escala estabelecida pela Comissão Arquidiocesana da Adoração Perpétua (CAAEP), criada em 2016 sob as orientações do então bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira e do pároco e reitor do Santuário, Padre Wilson Pereira. Os grupos, compostos por paróquias, pastorais, movimentos e serviços, assumem turnos mensais, garantindo que a adoração seja mantida sem interrupções ao longo do ano.
Dessa forma, a Adoração Perpétua no Santuário do Santíssimo Sacramento se torna um testemunho vivo da fé católica e do compromisso dos fiéis em estar sempre presentes diante do Senhor, fortalecendo a espiritualidade e a comunidade arquidiocesana.
Serviço: Recadastramento dos grupos de adoradores da Adoração Perpétua
Santuário do Santíssimo Sacramento
Endereço: SGAS II SGAS 606 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-660
Instagram: @santissimobsb