Em sua homilia, o Cardeal recordou que a Virgem Maria é a grande intercessora e, por isso, os homens e mulheres de fé, ao se depararem com uma necessidade real na vida, devem recorrer ao auxílio dela, pois Nossa Senhora leva a Cristo todos os pedidos dos seus filhos.
Dom Paulo também recordou que Maria é a mulher da Palavra e nos dá o exemplo de buscarmos sempre uma intimidade maior com a Palavra de Deus, a fim de escutar a Sua voz. Este empenho já tem sido realizado na Arquidiocese de Brasília através do Plano Pastoral e, sobretudo, neste ano, com o estudo comunitário da Palavra de Deus, com a meditação do Evangelho de São Marcos. A comunidade guiada pelo Pároco, padre Silas César, manifestou sua grande alegria em encontrar com o pastor no dia de sua padroeira.
Nossa Senhora de Lourdes – Intercessora dos doentes
Em 1858, a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, na França, mais precisamente na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous, mais conhecida como Santa Bernadete. A Santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.
Neste título de Nossa Senhora de Lourdes, Maria Santíssima é invocada por fiéis de várias partes do mundo que lhe apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.