A Celebração Eucarística reuniu diversos padres que integram a Arquidiocese de Brasília, autoridades, como o Vice-Presidente da República, Geraldo Alkmin, e grande número de fiéis da comunidade. Com a posse, o frei passou a responder pela Paróquia, trabalhando em conjunto com os demais padres que atuam na comunidade.
No início da celebração foi lido o ato que oficializa a designação de frei Elionaldo para a função. Assinada pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, em 06 de fevereiro, a Provisão Canônica destaca compromissos a serem observados no exercício da função de Pároco com empenho e dedicação pastoral, bem como a comunhão permanente com a Arquidiocese como prova de união Eclesial.
Na homilia, Dom Ricardo destacou a importância do “sim” dado por frei Elionaldo ao chamado para a função. Ele lembrou a experiência do frei que tem nove anos de Sacerdócio e que já atuou em Minas Gerais, com sólida formação, tendo estudado em São Paulo. Em alusão aos temas mencionados nas leituras da celebração, o Bispo frisou a necessidade de cuidar da fé e do amor ensinados por Cristo e por Maria.
“Está aí o seu grande trabalho, a sua grande missão: colaborar para que o povo de Deus possa guardar a fé. O senhor será o administrador dos Sacramentos nesta paróquia. É pelo Sacramento que a fé cresce em nossa vida. Que o senhor seja, de fato, aquele pastor zeloso que percebe a necessidade das suas ovelhas e cuida de cada uma contra os lobos ferozes”, afirmou.
O Bispo também exortou frei Elionaldo a ouvir a voz que vem do céu para bem exercer a nova missão. “Ouça a voz de Deus. Deus irá tocar o coração para cuidar dos doentes, dos mais frágeis, para continuar os belíssimos projetos sociais da Paróquia. Deus é a fonte que lhe dará a força e a perseverança necessárias para dizer: eis me aqui”, completou.
Ao fim da celebração, após a leitura da ata de posse, frei Elionaldo agradeceu a acolhida dos paroquianos e destacou a família, os colegas de presbitério e também pessoas anônimas que, como disse, Deus colocou em sua caminhada de fé. “Agradeço a todos que no anonimato e no escondimento do dia a dia a dia fazem diferença na minha vida. Que assim como Maria nas Bodas de Caná estão trabalhando às escondidas. Quando subi aqui (no Presbitério) trouxe todos e a cada um de vocês que estão presentes na minha memória, na minha história e na minha vida”, disse.
O provincial da Ordem Mercedária, frei John Londerry, encerrou o momento de homenagens, destacando a coragem no novo pároco ao assumir a missão e se colocou à disposição para colaborar com o trabalho. “Conte com a nossa oração e o nosso apoio fraterno para o trabalho. É uma alegria poder destinar o irmão que vai cuidar com muito amor dessa parcela do povo de Deus”, afirmou.