Clero da Arquidiocese de Brasília participa da Celebração Penitencial

Na manhã desta sexta-feira (22/03), às vésperas do início da Semana Santa, o Clero da Arquidiocese de Brasília se reuniu no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, para a Celebração Penitencial presidida pelo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Antonio de Marcos, com a participação do Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e de Dom Fernando Guimarães, Bispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil, Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico de Brasília.

Os presbíteros da Arquidiocese de Brasília participaram da Celebração Penitencial mediante uma bonita reflexão sobre a Parábola do Filho Pródigo. Dom Antonio convidou os padres a refletirem sobre o Ministério Sacerdotal e a entrega de suas vidas em um amor íntimo e diário com a pessoa de Cristo.

“Neste dia da nossa Celebração Penitencial, nos aproximamos de nosso Pai com confiança na sua misericórdia. Pedimos a Deus a graça de uma frutuosa penitência. É um momento de encontro, em que nos reconhecemos pecadores e necessitados do perdão de Deus. Estamos inclinados a ouvir a voz de Deus que nos convida diariamente à verdadeira conversão? É Preciso que estejamos atentos e possamos buscar no nosso interior o arrependimento dos nossos pecados, nos entregarmos à plenitude da vontade do Senhor e nos sentirmos filhos amados desse Pai misericordioso”, destacou Dom Antonio de Marcos.

Logo após a Celebração Penitencial, o Cardeal, os Bispos e os padres vivenciaram a Via Sacra, em um momento profundo de reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Na Via Sacra, nós vamos seguindo Jesus que foi condenado à morte e carrega a cruz. Vamos percebendo nesse trajeto as alegrias e também as cruzes na vida do presbítero. Nós somos chamados a sempre deixar que a morte e a Ressurreição de Cristo nos revigorem e nos apresentem essa vida nova. O presbítero é o homem chamado a sempre contemplar esse mistério do amor de Cristo. A nossa vida de presbíteros é uma doação de amor por Ele e pelo nosso amado povo. O amor de Cristo vai renovando a nossa doação, a nossa vida e nos fazendo ter sempre um amor à medida do amor do próprio Cristo”, salientou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.