Arquidiocese de Brasília participa do Fórum Nacional de Educação Católica e da Assembleia Geral

A Arquidiocese de Brasília participou do Fórum Nacional de Educação Católica e da Assembleia Geral, realizados nos dias 21 e 22 de março, no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza e Presidente da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB. A Santa Missa foi concelebrada por diversos Bispos e padres que atuam na área educacional, dentre eles, Dom Denilson Geraldo, S.A.C, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e referencial do Setor Educação.

“Brasília é uma cidade que acolhe o Brasil todo e, como é a Capital Federal, aqui acontecem muitos eventos. Esse especificamente da ANEC é de uma importância gigantesca, seja para o bem do país, seja para a nossa Igreja Católica. O número de instituições afiliadas à ANEC é muito considerável, pois de fato a Associação Nacional de Educação Católica tem essa grande importância no Brasil, coordenando todos os trabalhos da Educação Católica. Esse evento em Brasília é uma graça para todos nós, momento de acolhermos e de pedirmos a Deus para que seja muito frutuoso esse encontro para todas as escolas e universidades Católicas do nosso país”, explica Dom Denilson Geraldo.

O Fórum promovido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) reuniu líderes e gestores das instituições Mantenedoras, de Ensino Superior e de Educação Básica associadas, promovendo diálogo, reflexão e fortalecimento da Educação Católica no Brasil. Com o Tema “Em saída, ao encontro – Educação Católica em movimento no tempo das transições”, o encontro levou os participantes a uma reflexão profunda sobre o papel da Educação Católica diante das transições religiosas, políticas, socioambientais, antropológicas e tecnológicas que caracterizam nosso tempo, inspirados nas palavras do Papa Francisco, que desafia a sociedade a não se acomodar, mas a se colocar em movimento, enfatizando o propósito de ensinar a fraternidade e educar para a paz.

“Primeiramente, a igreja pode contribuir no processo de educação do nosso país acompanhando as iniciativas do Congresso e do Governo Federal. A ANEC tem feito isso, acompanhando de perto. Depois, apresentando algumas propostas para o Plano Nacional de Educação. A ANEC também fez isso e vai continuar fazendo com as instituições de ensino. Em cada etapa de aprovação do novo plano é importante que nós estejamos próximos para contribuirmos com a tradição Católica em matéria de educação. Nós católicos temos, de fato, uma grandiosa tradição. Desde o início das universidades, a igreja esteve presente. A igreja nunca se ausentou das universidades e nem das escolas. Portanto, nós temos um conhecimento, já consolidado pelos séculos, de que a nossa visão da educação é integral do ser humano, da pessoa humana. Isso é fundamental para o governo compreender e aplicar a importância da educação integral de cada ser humano em matéria de educação”, finaliza o Bispo Auxiliar de Brasília.