Com a presença de um número significativo de Bispos, demonstrando a sucessão Apostólica que perdura desde Jesus Cristo, Dom Carlos Henrique Oliveira e Dom Vicente Tavares escolheram como Bispos co-consagrantes o Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia Primaz do Brasil, e Dom Waldemar Passini, Bispo Diocesano de Luziânia e Presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB.
“Na vida do Bispo, o amor toma expressão concreta na tríplice missão de ensinar, santificar e governar aqueles que o Senhor lhe confiou. Nós apascentamos o rebanho de Deus. O Senhor não deu o rebanho para ninguém. Pastorear o rebanho de Deus significa buscar ter as mesmas atitudes que Deus tem para com o seu povo, o seu rebanho. Não ser pastores segundo as nossas esquisitices, nossas neuroses, mas buscando ser presença misericordiosa, pastorear com proximidade com os padres e com o nosso amado povo. O pastor exala para o nosso amado povo o bom odor de Cristo e, pela proximidade, possui o cheiro das ovelhas. Concluo, meus caros ordenandos, com a exortação final da homilia do ritual: ‘Vela, pois, por todo o rebanho dos fiéis a cujo serviço te colocou o Espírito Santo, para reger a Igreja de Deus: em nome do Pai, de quem és imagem entre os fiéis; Em nome do Filho, cuja missão de mestre, sacerdote e pastor exerces; em nome do Espírito Santo, que dá vida à Igreja de Cristo e fortalece a nossa fraqueza’ amém”, salientou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, durante a homilia.
Muitos padres, diáconos, leigos, religiosos, familiares e grande número de fiéis participaram da Celebração Eucarística, em um momento de Ação de Graças pela oferta de vida dos dois novos sucessores dos Apóstolos.
“Estou muito feliz. Desde pequenininho eu imaginava que o caminho do meu filho seria diferente, porque ele sempre foi um menino muito bom, obediente, nunca teimou comigo, não falava palavrão. Uma pessoa muito boa de coração. Criei o meu filho não foi para ficar comigo e entendo que os filhos dele são as comunidades que Deus lhe confiar. Vou ficar com saudade, mas ele pode sempre me ligar. Hoje é um dia muito especial. Eu gostaria que o pai dele estivesse aqui para ver como o nosso menino se entregou à vontade Deus”, falou emocionada dona Maria da Assunção da Silva Oliveira, mãe do Dom Carlos Henrique.
A alegria dos familiares com a Ordenação dos novos Bispos foi contagiante. “É uma gratidão imensa. Essa é a terceira vez que venho à Catedral, é muita emoção. Eu não imaginava que ele seria Sacerdote um dia, ainda mais um Bispo. A gente morava na roça, ele trabalhava em uma empresa. Um dia ele me disse que faria um encontro vocacional e decidiu sair de Minas para vir estudar aqui em Brasília, no seminário. Eu só agradeço a Deus por tamanha graça de ter um filho que se dedica às coisas de Deus” disse dona Júnia Alves da Silva, mãe do Dom Vicente Tavares.
Dom Vicente Tavares, Bispo Auxiliar de Brasília, é o quinto filho de dona Júnia. As seis irmãs e o irmão marcaram presença na Celebração Eucarística e disseram o quanto estavam felizes. “A gente compartilha dessa graça muito grande. Antes de ser Bispo, ele é nosso irmão querido, que a gente ama, partilha os bons e maus momentos. Estamos agraciados com esse momento, imensamente felizes e continuaremos rezando para que ele possa seguir nessa missão que Deus o confiou. Nosso pai sempre acompanhava as celebrações ouvindo por um rádio, pois ele já não escutava direito. Meu irmão foi quem celebrou a Primeira Comunhão do nosso pai, quando ele já estava com 79 anos. Se meu pai estivesse aqui, estaria muito feliz. Há um ano, ele está no céu intercedendo por nós”, contou Cássia Tavares da Silva.
No final da Celebração Eucarística, Dom Carlos Henrique e Dom Vicente salientaram a alegria em servir à Igreja de Cristo e pediram para que todos intercedam por eles nessa nova missão.
“Sicut qui ministrat” (Entre vós como servo) foi o lema que Dom Carlos Henrique escolheu para nortear a vida episcopal. “Elevo a minha alma em gratidão ao Deus uno e trino, fonte de tudo, fonte do amor. Aos meus pais, familiares e amigos que me acompanham com a oração e com a presença, que Deus os abençoe. A Dom Paulo Cezar, pai e pastor dessa Igreja Particular, na qual fui pela graça do Batismo feito filho de Deus e aqui servi como ministro ordenado durante muitos anos, quero expressar a minha gratidão por me confiar muitas atividades. Ao Clero de Tocantinópolis, obrigado pela presença neste momento ímpar da minha vida. No próximo dia 25 de maio assumirei oficialmente como Bispo, mas já os tenho em meu coração, na minha vida, nas minhas orações. Manifesto o desejo de trabalhar e fazer com que juntos na nossa Diocese possamos trilhar um caminho bonito de construção do Reino de Deus, que já está em curso. Ao meu querido povo de Deus aqui de Brasília, quero também manifestar a minha gratidão, pois me ajudaram em minha caminhada como padre a ser pai espiritual, amigo, confessor e diretor espiritual, cuidando das coisas de Deus.”, disse em seus agradecimentos.
Dom Vicente Tavares, cujo lema escolhido foi “Nolite Timere” (Não tenhais medo) manifestou a sua alegria em servir ao povo de Deus como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília. “Me senti muito acolhido, desde a Assembleia dos Bispos, e quero manifestar a minha gratidão ao Cardeal Dom Paulo Cezar e a todos os meus irmãos pelo episcopado. Aos nossos padres formadores e a todo o povo de Deus, muito obrigado pelas orações. A minha família, meu porto seguro que está aqui, a minha gratidão pelo esforço, pois a mineirada está aqui. Aos meus irmãos sacerdotes, obrigado pela presença, carinho e amizade. Peço que todos vocês continuem rezando por mim e por Dom Carlos. Que Deus nos ajude com a sua graça. Muito obrigado!”, finalizou Dom Vicente.
Para encerrar o momento de agradecimentos, o Cardeal Paulo Cezar salientou que ambos os Bispos ordenados são filhos da Arquidiocese de Brasília. “Dom Carlos, nós te levaremos a Tocantinópolis, mas tenha certeza de que aqui nesta Arquidiocese nós te geramos. Então, sinta-se sempre em casa aqui em Brasília. Dom Vicente, seja bem-vindo. Nos ajude nessa missão que o Papa Francisco nos confiou de ser presença na vida dessa nossa amada Arquidiocese, junto com nossos outros irmãos, Dom Antonio, Dom Denilson e Dom Ricardo. Você veio somar a esse nosso time. Alegria!”, frisou Dom Paulo Cezar, que em seguida deu a bênção final.
Confira no vídeo abaixo a Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal: