Spes non confundit: Bula de proclamação do Jubileu 2025 é publicada

O Ano Jubilar de 2025 teve sua Bula de proclamação publicada pelo Papa Francisco no dia 09 de maio, nas II Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor

Spes non Confudit – A esperança não engana” (Rm 5, 5) é o título da nova Bula Papal publicada pelo Papa Francisco no dia de hoje, 09 de maio, às 17h30 no horário romano, nas II Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor em virtude da proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, cujo tema central é justamente a Esperança.

O Papa Francisco utiliza um termo novo para falar dos que peregrinarão durante este Ano Santo: peregrinos da esperança. Isto porque, segundo ele, em uma carta a Dom Rino Fisichella, por razão do Jubileu, afirmou que “devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente. O próximo Jubileu poderá favorecer imenso a recomposição dum clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência”

Não é a toa que em sua nova Bula, ele deseja “que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança!”. A Palavra de Deus deve ajudar o homem nesta caminhada da esperança, já que ela “ajuda-nos a encontrar razões para isso”. Para isso, o homem deve deixar-se “guiar pelo que o Apóstolo Paulo escreve precisamente aos cristãos de Roma”: “A Esperança não engana” (Rm 5, 5)

Confira o texto na íntegra aqui.

História do Jubileu

O Jubileu, segundo uma antiga tradição, é proclamado pelo Papa de vinte cinco em vinte e cinco anos, remontando ao nascimento de Cristo.  O primeiro Jubileu da era Cristã foi em 1300. Na época, o Papa Bonifácio VIII definiu que aconteceriam de cem em cem anos. Posteriormente, o Papa Clemente VI, em 1342, ouvindo uma petição romana, reduziu o período para cinquenta anos.

O último a celebrar um Jubileu a cada cinquenta anos foi o Papa Nicolau V, em 1450. Depois disso, por determinação do Papa Paulo II, determinou-se o período interjubilário para 25 anos. Desde então, os Jubileus ordinários acontecem com essa periodicidade constante. No entanto, devido à guerras, os Jubileus de 1800 e 1850 não foram realizados.

Os últimos Jubileus que foram celebrados foram:

  • 2015, com o Papa Francisco
  • 2000, com o Papa João Paulo II
  • 1983, com o Papa João Paulo II
  • 1975, com o Papa Paulo VI

Quer saber mais sobre a história dos Jubileus? Clique aqui.

Com informações do site oficial do Jubileu 2025.

Captura transmissão Vatican Media