A partir de agora, o padre Carlos Fernando Hernández-Sánchez assume a responsabilidade pelos atendimentos aos leigos e aos padres do Vicariato Centro, assinatura de documentos e a condução das reuniões com os padres coordenadores dos setores, dentre outros serviços pastorais e administrativos.
Com essa nomeação, a Arquidiocese de Brasília conta com quatro Vigários Episcopais: padre Carlos Fernando Hernández-Sánchez, responsável pelo Vicariato Centro; padre Alex Novaes, responsável pelo Vicariato Leste; padre Rafael de Souza dos Santos, responsável pelo Vicariato Norte; e padre Antônio Carlos de Araújo, responsável pelo Vicariato Sul.
Confira a Biografia do Sacerdote nomeado:
Padre Carlos Fernando Hernández-Sánchez é o filho caçula, entre oito irmãos, de José Horácio Hernández e Maria Noemi Sánchez. Nasceu e viveu a primeira infância em Medellin, segunda maior cidade do território colombiano.
Participando das comunidades neocatecumenais, ele foi convidado para uma convivência com outros membros, onde escutou uma pregação e sentiu o chamado vocacional que o impulsionava a dar passos mais profundos e decisivos na vida cristã. Uma semana depois, Carlos começou a participar de uma convivência vocacional, onde dava seu sim para a entrada no seminário, em busca de formar-se para seguir a Cristo na vocação sacerdotal, e decidiu deixar os estudos de Comunicação Social.
Nos dois primeiros anos de seminário, Carlos morou no Seminário Missionário Redemptoris Mater de Medellin, nos anos de 1990 e 1991, realizando seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellin. Uma vez que o seminário ao qual estava inserido trazia consigo a característica de formar seminaristas de diversos lugares do mundo, ao término do curso filosófico, Carlos foi enviado – por meio de sorteio – para o Seminário Missionário Redemptoris Mater de Brasília, recém aberto no ano de 1991 pelo Arcebispo de Brasília da época, o Cardeal Dom José Freire Falcão.
Os quatro anos de estudos teológicos foram realizados no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, onde Carlos conviveu com outros seminaristas de Brasília. Em abril de 1996, foi ordenado diácono e, em novembro do mesmo ano, ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Brasília.
A primeira missão como sacerdote, no entanto, foi na Arquidiocese do Rio de Janeiro, para onde foi enviado junto a uma família e um seminarista para realizar uma missão evangelizadora através do carisma do Caminho Neocatecumenal. Terminado o tempo de missão no Rio de Janeiro, Pe. Carlos foi enviado a Roma a pedido de Dom João Braz de Aviz, na época Arcebispo de Brasília, para realizar seu mestrado na área de teologia dogmática.
Voltando a Brasília, Pe. Carlos foi nomeado vigário paroquial na Paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, onde esteve por dois anos até ser nomeado Pároco da Paróquia São Pio de Pietrelcina, onde permaneceu ao longo de quinze anos
Em meados de 2017, Pe. Carlos foi convidado pelo então Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, para realizar seu doutorado em Roma. O convite foi recebido com surpresa, mas padre Carlos acolheu em obediência o chamado do Bispo, que gostaria de contar com ele para os estudos e posteriormente ainda como teólogo na Arquidiocese.
Em 2018, padre Carlos retorna para Roma para fazer o Doutorado em Teologia Dogmática. Com o término da tese, no segundo semestre de 2022, voltou para a Arquidiocese de Brasília, onde sob os cuidados do atual Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, se colocou mais uma vez a serviço direto desta igreja particular, e em dezembro de 2022 foi nomeado Pároco da Paróquia São Judas Tadeu e professor da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.