O Cardeal Dom Paulo Cezar Costa ministrou a aula magna, destacando o histórico da Doutrina Social da Igreja e a vasta riqueza da Santa Igreja Católica Apostólica Romana em documentos que ajudam os fiéis a refletirem sobre os diversos temas emergentes na vida da sociedade, de acordo com o direcionamento da Palavra de Deus.
“A igreja formou um corpo de doutrina, com sua forma de pensar e de conceber as questões. Então, a doutrina no campo social é o modo como a igreja, a partir da Revelação, do Evangelho, da sua rica Tradição, da Filosofia e do Direito Natural, foi enfrentando as principais questões. A dimensão social da fé é a forma como nós olhamos a fé, como a igreja foi concebendo e enfrentando diversas questões. O próprio nome Doutrina Social da Igreja, implica dizer que a igreja tem a sua forma de pensar sobre a realidade social. Esse corpo dinâmico não é fossilizado, pois ele vai se desenvolvendo de acordo com as novas questões que se apresentam. Por exemplo, como é que o Papa Francisco aborda a questão das novas tecnologias hoje? Sempre colocando o ser humano no centro. A igreja tem certos princípios e ela é perita em humanidade”, frisou o Cardeal.
A primeira aula da formação foi ministrada pelo professor José Geraldo de Souza Junior, Mestre e Doutor em Direito, membro da Comissão Justiça e Paz de Brasília, com uma introdução ao estudo das Encíclicas Sociais. O professor fez uma interessante correlação entre o atual cenário mundial e os fatos relatados nas Sagradas Escrituras.
“O diálogo que se estabelece nesse contexto histórico, social, político e teológico, é um diálogo que se equilibra nas tensões desse processo dramático, que divide o mundo e cria tensões. No dia a dia, muitas das nossas tomadas de imposição do agir podem estar enviesadas pela falta de discernimento. Então, a realidade precisa ser percebida a partir dos referenciais com os quais nós estamos habilitados para compreendê-la”, salientou o professor José Geraldo.
Se você tem interesse em participar do curso, ainda dá tempo de se inscrever! Será fornecido certificado pela Arquidiocese de Brasília para os participantes que obtiverem a frequência mínima exigida de 75% nas atividades presenciais. Há também a possibilidade de obter a certificação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), cumprindo os requisitos próprios, com etapa de Educação a Distância e realização da avaliação ao final de cada módulo. Caso tenha interesse nesta certificação, indique no campo do formulário. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Para participar dessa formação, que será realizada mensalmente em mais cinco encontros, sempre aos sábados, das 8h30 às 12h, nos dias 13/07, 10/08, 14/09, 19/10 e 16/11 de 2024, basta clicar aqui e preencher o formulário!