Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante das Irmãs de Maria de Banneux

Dom Antonio de Marcos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, presidiu a Celebração Eucarística na Escola Vila das Crianças, localizada em Santa Maria, em Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante das Irmãs de Maria de Banneux, na última quinta-feira (15/08).

Os 60 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Maria de Banneux foram celebrados com muita alegria. Crianças e jovens que são atendidos pelas Irmãs renderam graças a Deus e homenagearam as Irmãs nessa data tão especial.

Conheça a história:

A Congregação das Irmãs de Maria de Banneux foi fundada em 1964, na Coreia do Sul, pelo Padre Aloysius Schwartz. O sacerdote tinha grande amor e profundo desejo de servir aos pobres em Cristo, por isso fundou a congregação sobre quatro pilares espirituais, que são baseados no Evangelho e norteiam a vida consagrada das Irmãs de Maria:  a oração, a pobreza, o serviço e a alegria.

Em primeiro lugar na vida das Irmãs de Maria de Banneux está a oração, pois qualquer atividade que não tenha base na oração é um serviço incompleto e imperfeito, dizia o Padre Aloysius Schwartz: “Reze sempre sem nunca se cansar”.

Em segundo, está o pilar da pobreza, com o objetivo de servir aos mais pobres da sociedade, as Irmãs vivem o carisma da pobreza para que possam compreender a pobreza, sendo pobres como os que elas auxiliam. “Bem aventurados os pobres porque eles verão a Deus”. (Mt 5, 3).

O terceiro pilar é o serviço, tendo como missão servir com amor a Cristo através de todo aquele que necessitar de apoio, sempre ajudando com prontidão e zelo. “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. (Mt 20,22)

O quarto pilar é a alegria, pois de nada adianta ser pobre, servir e rezar, se a pessoa não tiver alegria. O serviço deve ser um serviço alegre e com grande jubilo em fazê-lo por amor a Deus e aos pobres. “Sirvamos ao Senhor com Alegria”. (Sl 100)

A congregação das Irmãs de Maria foi fundamentada sobre cinco votos religiosos: pobreza, castidade, obediência, serviço aos pobres e três horas de oração diária – sendo cinco votos em memória as cinco chagas de Cristo na Cruz, que são renovados anualmente, no final de um retiro espiritual.

O Instituto de Educação das Irmãs de Maria de Banneux (IEMAB), fundado em 25 de março de 2001, é estabelecido no Núcleo Rural Alagados, Chácara 13-B, em Santa Maria-DF, com caráter beneficente e educacional.

O IEMAB mantém a Escola Vila das Crianças, que iniciou seus trabalhos em 04 de março de 2002, beneficia crianças e adolescentes carentes, oriundos de vários estados brasileiros e de cidades adjacentes.

O trabalho das Irmãs de Maria visa, principalmente, favorecer o desenvolvimento completo das crianças e dos jovens, oferecendo educação em tempo integral, acadêmica e profissionalizante, de acordo com a legislação em vigor.  Atualmente, no Brasil as Irmãs atuam com escolas em Brasília (DF) e em São Paulo (SP), além de terem unidades em outros países: Finlândia, Tanzânia, México e Coreia.

Com informações do site Prosas.