A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, concelebrada por Dom Denilson Geraldo, SAC, Bispo Auxiliar de Brasília e referencial da Catequese, e por diversos padres da Arquidiocese.
“O Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista. Esse é o primeiro grupo instituído de catequistas da nossa amada Arquidiocese de Brasília que já está doando a vida nas nossas paróquias, nas nossas comunidades. Foi feita toda uma preparação para que eles fossem instituídos. Isso é bonito, pois são pessoas que estão desgastando a vida com alegria nas nossas paróquias, nas nossas comunidades, que já são catequistas e foram instituídas a assumir o Ministério de Catequista. É um momento bonito que mostra a maturidade da Catequese na nossa Arquidiocese. Esse Ministério já existiu na Igreja Antiga, o Ministério daquele que ensina, tinha aqueles que ensinavam na Igreja Antiga, e o Papa Francisco recuperou e instituiu o Ministério do Catequista. É mais do que justo que seja o Ministério, pois os catequistas são aqueles que na vida das nossas comunidades formam o discípulo missionário, que ajudam nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos a crescerem na fé”, salientou o Cardeal.
A alegria dos 96 catequistas instituídos contagiava todos os presentes na Santa Missa. Entre sorrisos e lágrimas, todos manifestavam a emoção desse momento tão especial na caminhada cristã.
“Somos privilegiados e agradecidos a Deus pela graça de vivermos e testemunharmos este momento histórico na Arquidiocese de Brasília. É um triunfo, é uma glória, mas, acima de tudo, é um reconhecimento! Desejamos manifestar nosso júbilo por termos sido contemplados pelo amor e pela misericórdia do Senhor, que vê em nós capacidade para assumirmos mais um serviço a Deus e a nossa Igreja”, frisou Brasiliana de Castro Pereira, Coordenadora Arquidiocesana da Catequese.
Confira abaixo os registros da Santa Missa: