A Santa Missa que celebra o aniversário do sonho de São João Bosco, Copadroeiro de Brasília, é tradicional, realizada anualmente na Ermida Dom Bosco pela família Salesiana, no mês de agosto, tendo em vista a recordação do sonho profético que o Santo teve em relação a Brasília.
Todo ano, a inspetoria Salesiana traz os representantes de toda a província, composta por seis estados, ao Distrito Federal. No último domingo, especificamente, jovens Servidores do Altar, estudantes das escolas Salesianas e educadores participaram da Solenidade.
Conheça a história:
Há 64 anos, no dia 21 de abril, nascia Brasília, a nova capital federal do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente. Porém, muito antes de Juscelino Kubitschek projetar a cidade, Dom Bosco já havia profetizado a existência de uma “terra prometida” entre os paralelos 15 e 20 do globo terrestre, exatamente onde Brasília foi construída anos depois. Mas a ligação do Santo dos Jovens com a capital federal não para por aí, a Ordem dos Salesianos foi a primeira a chegar ao Distrito Federal e já estava nos acampamentos dos trabalhadores desde 1956, bem no início das obras.
Devido a todo esse contexto histórico, foi conferido a Dom Bosco o título de Copadroeiro de Brasília, recheando a Capital Federal de pontos turísticos/religiosos que homenageiam o Pai e Mestre da Juventude.
A Ermida Dom Bosco foi o primeiro templo de alvenaria construído em Brasília, antes mesmo do Lago Paranoá existir. Projetada por Oscar Niemeyer, abriga, desde 1962, uma imagem de Dom Bosco vinda diretamente da Itália, país natal do Santo dos Jovens.
Com informações da Rede Salesiana Brasil