Missa de Lançamento da Pedra Fundamental na Paróquia São Pio

No próximo dia 14 de setembro (sábado), a comunidade da Paróquia São Pio, localizada no Sudoeste, vai iniciar as comemorações da Festa do Padroeiro com a Santa Missa de Lançamento da Pedra Fundamental do templo “A Casa de São Pio em Brasília”, que será erguido na região. A Celebração Eucarística será presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, às 10h.

A Festa do Padroeiro terá início no dia 14 de setembro e segue com rica programação até o dia 23 de setembro, inspirada na culinária italiana, com diversas iguarias. A programação completa está disponível no perfil da Paróquia São Pio no Instagram (@psaopio) e no site: www.paroquiasaopio.com.br   

A construção da Casa de São Pio em Brasília é um desejo antigo da comunidade. Há 23 anos, enquanto ainda acontecia o processo de canonização de Padre Pio, uma área foi destinada ao então Beato para a construção de sua igreja em Brasília.

Em 2000, o então Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão (1925-2021), grande devoto de São Pio, recebeu através da intercessão dele um grande milagre. Dom Falcão contava que, estando internado por uma grave e desconhecida enfermidade que lhe ocasionou uma hemorragia generalizada, pediu ao então Beato Padre Pio que intercedesse por ele.

“Na manhã do segundo dia de hospitalização, uma auxiliar de enfermagem, ao entrar no apartamento, exclamou em voz alta, espontaneamente: ‘Que perfume agradável vocês colocaram aqui!’ Não o senti, nem a religiosa e a senhora que ali se encontravam. Elas disseram simplesmente que não estavam usando perfumes. Para mim era um sinal inequívoco de que Padre Pio atendera o meu pedido e me acompanhava. Como gesto de gratidão, apesar de ele ainda ser Beato e, por isso, só poder ser honrado como Patrono nas igrejas de sua Ordem Religiosa, a Congregação para o Culto Divino autorizou-me a torná-lo Patrono de uma Paróquia a ser criada em Brasília, numa região privilegiada – o Sudoeste. Creio que foi a primeira Paróquia no mundo erigida em honra do padre Pio”, relatou Dom José Freire Falcão, no livro de Olivo Cesca “Padre Pio: o Santo do Terceiro Milênio”.

A Paróquia em honra ao Santo foi erigida no dia 08 de março de 2001. A canonização de São Pio pelo Papa São João Paulo II ocorreu em 16 de junho de 2002.

“Após longa espera, finalmente chegou o momento de construir a definitiva Casa de São Pio de Pietrelcina em Brasília. Por mais de 20 anos a comunidade paroquial aguardou a regularização da área destinada ao novo templo, que aconteceu em setembro de 2022. Antes da construção material, as pedras vivas do templo é que foram lapidadas, como filhos espirituais de São Pio de Pietrelcina. O templo original, próximo à atual sede, já não comporta mais o número de fiéis que, como consequência da pandemia, passou a frequentar as missas em tendas provisórias, aguardando a construção do novo templo no terreno apropriado”, explica padre Fernando Sousa, Pároco da Paróquia São Pio.

​A Casa de São Pio de Pietrelcina, em Brasília, conta com um projeto arquitetônico simultaneamente moderno, adequado às diretrizes urbanísticas da cidade, mas também respeitando o tradicional sentido da Arquitetura Sacra.

“Reconhecendo a especial predileção de São Pio por Dom Falcão e por nossa comunidade, quisemos que sua casa em Brasília levasse os traços de sua casa original, em San Giovanni Rotondo (IT), até mesmo com a grande escultura de São Pio que abraçará os devotos peregrinos. Nossa Paróquia tem vocação de Santuário, mas são os peregrinos, devotos de São Pio que confirmarão estes sinais”, afirma o padre Fernando Sousa.

O complexo paroquial, além de contar com um grande templo com capacidade normal de 1.100 pessoas sentadas, terá um grande claustro onde se conjugam salas de catequese e celebrativas, auditório com 400m, secretaria, centro de souvenir, cafeteria, área de eventos etc. Tudo isso sem perder a necessária área de estacionamentos, grande parte subterrânea.