Durante a homilia, Dom Antonio de Marcos destacou a importância do trabalho dos secretários e secretárias para o bom funcionamento das Paróquias. “São Jerônimo nos ensinou a importância da palavra de Deus e da sua correta interpretação. Assim como ele dedicou sua vida à tradução e divulgação das Escrituras, vocês, secretárias e secretários, dedicam suas vidas à comunicação e à organização, permitindo que as ideias fluam e os trabalhos sejam realizados com eficiência, pois vocês são o coração da Paróquia em que atuam. Quando chega uma pessoa na secretaria paroquial, são vocês os responsáveis por acolher e apresentar a vida cristã que é manifestada na comunidade. Então, que vocês sejam sempre canal da graça de Deus na vida de quem busca informação, auxílio e, até mesmo, quando chegar alguém que não estiver em um bom dia, que a educação, o respeito e a gentileza de vocês possam transparecer para essa pessoa a face do próprio Cristo, que ama, acolhe e compreende as necessidades de cada um”, destacou o Bispo.
Dom Antonio salientou ainda que a escolha de São Jerônimo como Padroeiro das secretárias(os) não foi por acaso. O Santo, conhecido por suas importantes traduções da Bíblia para o latim, é considerado um modelo de dedicação aos estudos e à divulgação da Palavra de Deus. “Sua figura ressoa profundamente com a profissão de cada um de vocês, que exige, muitas vezes, habilidades de comunicação, organização e domínio de diferentes linguagens”.
Diversas secretárias e secretários que atuam nas Paróquias da Arquidiocese de Brasília participaram da Santa Missa. Na ocasião, Dom Antonio os convidou a refletir sobre a importância do trabalho que desempenham e a renovarem seus compromissos profissionais com o Senhor.
“Tenho mais de 40 anos servindo na Igreja. Já fui secretária na Paróquia Rainha da Paz, da Octogonal, que era ligada à atual Paróquia em que trabalho hoje. Há três anos, estou como secretária ajudante na Paróquia, mais com a função de registrar os eventos e auxiliar a Edna, que é a secretária da Paróquia. Um trabalho que faço com muito amor, pois não há nada melhor do que colocar os nossos talentos à disposição para servir a Deus”, explicou Vera Lúcia da Silva, da Paróquia Santa Terezinha, localizada no Cruzeiro Novo.
Para Edna Mesquita de Miranda, ser secretária é o trabalho que marcou toda a sua vida profissional. “Trabalho há 31 anos como secretária, que inclusive foi o meu primeiro emprego. É um prazer ter a alegria de acolher todo mundo que vai na nossa Paróquia. Com a graça de Deus, a gente encerra cada dia agradecendo. É claro que, assim como o Dom Antonio dizia, tem gente que realmente chega na secretaria de mau humor para tentar tirar a gente da graça, mas a gente não se deixa levar não. A gente tá ali e atende todo mundo com gentileza, assim temos um final de dia maravilhoso e tudo se resolve” afirmou.
Após a Santa Missa, todos os presentes foram convidados para um momento de confraternização no salão da Cúria Metropolitana, onde foram recebidos com um delicioso café da manhã, como forma de agradecimento da Arquidiocese pela dedicação de cada um em suas Paróquias. Um dia especial que serviu para fortalecer os laços de comunidade entre os profissionais e para agradecer a Deus por todas as graças recebidas no exercício de suas funções.
“Tem um pouco mais de dois anos que eu sou secretário. Tem sido uma experiência surpreendente, na verdade. Eu pensei que fosse algo mais simples, algo mais relacionado apenas com a evangelização, mas vai muito além, pois tem a questão de administração mesmo, que é muito legal e interessante, pois traz uma experiência muito boa. Eu me surpreendi com esse emprego, pois já fiz muitas amizades atendendo as pessoas. Então, gente que foi apenas procurar por informações sobre cursos, em busca mesmo de conversão, de eu poder orientar sobre os Sacramentos, direcionar para uma conversa com o padre, acabou que me aproximei de muitas pessoas que se tornaram minhas amigas, algo que eu não imaginava que fosse acontecer”, relatou Kleiton Alexandre, secretário na Paróquia São José, localizada em Taguatinga Norte.
Oração especial, pedindo a intercessão de São Jerônimo:
“Grande tradutor e divulgador da Palavra de Deus, foste tão íntimo das escrituras e nos ensinaste esse belo caminho para a união com Cristo. Dai-nos amor à Palavra, dedicação em lê-la, rezá-la e meditá-la como tu mesmo tiveste. Amém”.