Sessão Solene na Câmara Legislativa em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Uma bonita e emocionante Sessão Solene foi realizada no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na manhã de quinta-feira (10/10).

A Sessão Solene reuniu diversas autoridades públicas, eclesiais e devotos de Nossa Senhora Aparecida. Ao longo da Solenidade, os membros da mesa de honra, Fernanda Alcântara, coordenadora arquidiocesana do Programa Não Temas, Maria!, Michelle Abrantes, secretária-executiva do Conselho de Direitos da Mulher (representando a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira), padre Agenor Vieira, Pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Deputado Wellington Luiz, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado João Cardoso, Presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Desembargador Waldir Leôncio Júnior, Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, o Desembargador Roberval Belinati, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, padre José Vicente Damasceno, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Sobradinho II, e o Padre Américo Coan, Pároco da Paróquia Sagrada Família do Park Way, relataram experiências pessoais com a Santa Mãe de Deus.

“Quero expressar a minha alegria hoje ao chegar aqui na Câmara Legislativa e ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida na mesa da presidência, iluminando este Plenário. Mas, o melhor é ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida no coração desses homens que testemunharam o que ela fez por eles. É possível sim harmonizar fé, política e o bem comum, pois quando nós acreditamos nos valores que não passam, os valores que vêm do alto, isso traz benefício para todos. Então, se a nação brasileira entender que é nos valores que não passam que o nosso país vai crescer, eu tenho certeza de que tudo será melhor. Essa Sessão Solene foi um testemunho de que com o amor a Nossa Senhora é possível sim conciliar plenamente fé, razão, política e bem comum para o bem de todos. Que Nossa Senhora Aparecida continue a iluminar todos os nossos deputados”, enfatizou Dom Ricardo Hoepers.

O Programa Arquidiocesano Não Temas, Maria! foi muito elogiado durante a Sessão, pois tem o desejo de auxiliar e oferecer apoio às mulheres que necessitam de atenção e cuidado, diante de um cenário cada vez mais desafiador em relação à violência contra a mulher.

“Esse programa, nascido no coração do nosso Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar, é uma resposta clara da Igreja às mulheres do nosso tempo que sofrem em silêncio, que enfrentam o abandono, o medo e a violência em seus lares. Como psicóloga e coordenadora desse programa, tenho ciência de que os traumas vividos em ambientes violentos deixam marcas profundas no corpo, na alma e no coração. As mulheres que sofrem violência e outras formas de abuso, carregam consigo cicatrizes emocionais que afetam sua autoestima, sua capacidade de confiar nos outros e até mesmo sua relação com Deus. O trauma corrói a percepção de valor próprio, levando muitas mulheres a acreditarem que merecem o sofrimento que enfrentam, o que está longe de ser verdade. Então, assim como o anjo Gabriel trouxe a palavra de esperança e coragem para Maria, nós queremos, enquanto Igreja, ser portadores dessa mesma mensagem para cada mulher que enfrenta a opressão e o desespero”, explicou Fernanda Alcântara, psicóloga e coordenadora arquidiocesana do Programa Não Temas, Maria!

O Programa Arquidiocesano ganha cada vez mais destaque no Distrito Federal. Durante a Solenidade, o Desembargador Waldir Leôncio Júnior lembrou que essa iniciativa da Igreja vai ao encontro de uma necessidade na sociedade, que é a construção de uma rede de proteção e amparo às mulheres. “Sem essa rede a justiça é muito difícil de ser alcançada. Então, graças a essa rede que, de fato, essas mulheres podem contar com o primeiro auxílio, a primeira proteção e a orientação religiosa, mostrando que é Maria passando à frente das mulheres nesse caminho de cuidado”, afirmou.

A Sessão Solene foi encerrada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo coroada pelas crianças vestidas de anjos, o canto de consagração e a bênção. “Peço a intercessão de Maria para que essa bênção chegue a todos que estão precisando. De maneira especial, àqueles que estão sofrendo nos leitos dos hospitais e que estão com os corações despedaçados. Que Maria reconstrua, renove e nos torne cada vez mais filhos e filhas do Bom Deus”, finalizou Dom Ricardo.

A Sessão Solene completa pode ser assistida no link abaixo: