A Arquidiocese celebrou as Bodas de Prata Sacerdotal de 14 padres, que completaram 25 anos de Ordenação. A Santa Missa, presidida por Dom Denilson Geraldo, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, foi um momento de profunda gratidão e renovação da fé.
Com a Catedral lotada, fiéis e familiares dos sacerdotes se reuniram para celebrar essa importante data. Durante a homilia, Dom Denilson destacou a importância do sacerdócio e a dedicação desses homens de Deus.
“A vocação sacerdotal é um dom precioso que transforma vidas. Hoje vocês estão fazendo memória daquele dia em que receberam a ordenação aqui na Catedral, pela imposição das mãos de Dom Falcão. Celebrarmos 25 anos do ministério sacerdotal é uma alegria, é uma graça muito grande. E celebrar significa agradecer a Deus por esse dom. Rendemos graças a Deus ainda mais por esse dom que não foi merecido, mas foi dado gratuitamente. Ouvimos a Palavra de Deus em que Jesus, nesta oração sacerdotal, diz: ‘vinde a mim todos vós que estais cansados, com o peso dos vossos fardos, e eu vos aliviarei’. De fato, a grande referência para o Ministério Sacerdotal é a pessoa de Cristo. O nosso ministério, como sacerdotes, não é somente algo funcional para a comunidade, mas é ontológico, porque o nosso ser foi configurado a Jesus Cristo. Essa diferença essencial, então, não é para nos orgulharmos daquilo que Deus fez conosco. O nosso ministério está a serviço do sacerdócio comum, que é o sacerdócio de todo o povo de Deus pelo Batismo”, destacou o Bispo. .
Os padres que completaram o Jubileu, com grande alegria e emoção, renovaram seus votos sacerdotais e agradeceram a Deus por este tempo de serviço à Igreja. “É com imensa gratidão que celebramos este jubileu. Agradeço a Deus por este dom maravilhoso e a todos que nos acompanham nesta jornada. Estou muito feliz pelas maravilhas que Deus fez pelo ministério que me confiou, contando com as minhas limitações!”, disse o Padre Silvio Albertario.
Além dos padres presentes, outros sacerdotes ordenados há 25 anos também foram lembrados na celebração, como o Padre José Luiz Borja, que se encontra na Espanha, e o Padre Cezar Augusto Alvarado Flores, em Salvador.
A Santa Missa também foi um momento de oração pelos padres falecidos que completariam as Bodas de Prata: William, Higinio, João da Silva e Paulo Gonzaga.
“25 anos de Sacerdócio é um marco importante na vida de um padre. As bodas de Prata representam os 25 anos de dedicação à Igreja, de serviço ao povo de Deus e de testemunho do Evangelho”, finalizou Dom Denilson.
Confira os nomes dos padres que celebram os 25 anos de Sacerdócio:
– Padre Silvio Albertario (BSB)
– Padre José Roberto Angelotto (BSB)
– Padre Manuel Sanchez Sanchez (BSB)
– Padre Lázaro Ilzo Daniel (BSB)
– Padre Roberto Crispin (BSB)
– Padre Irineu de Campos Pires (BSB)
– Padre José Eduardo Caetano (BSB)
– Padre José Enrique Matos Martinez (BSB)
– Padre Sandro Wellington M. Da Cunha (BSB)
– Padre Hélio Alves Damascena (itinerante na Bahia)
– Padre Jader Francisco Marques Peres (itinerante no Maranhão)
– Padre Victor Maria Optaciano Cazal Esteche (Pároco em Salinópolis – Pará)
– Padre Jonathan Matchimira Baraquel (itinerante na Manila, Filipinas)
– Padre José Antônio Tejada (itinerante no Mato Grosso do Sul)
– Padre José Luiz Borja (que está na Espanha)
– Padre Cezar Augusto Alvarado Flores (que está em Salvador – Bahia)
Na ocasião também foram ordenados os padres: William, Higinio, João da Silva e Paulo Gonzaga, que o Bom Deus chamou e contemplam a eternidade.