Neste dia especial, a Igreja é convocada a estar unida em oração pela vida e missão do Papa, cujo pontificado tem sido marcado por uma profunda espiritualidade centrada na caridade e na solidariedade, que tem inspirado milhões de fiéis, convidando-os a refletirem sobre o sentido da vida e o papel de cada um na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Em uma de suas mensagens mais tocantes, durante o Angelus de 29 de junho de 2020, o Santo Padre desafiou os fiéis a questionarem a forma como vivem sua existência: “A maior graça é doar a vida, é fazer da vida um dom. E isso vale para todos, na família, no trabalho e para quem é consagrado.”
Papa Francisco convidou os fiéis a refletirem sobre o verdadeiro sentido da vida, questionando se estão vivendo em função das necessidades passageiras ou se estão construindo a existência sobre a base sólida de Jesus Cristo.
“E eu, como vivo a vida? Penso só nas necessidades do momento ou acredito que a minha verdadeira necessidade é Jesus, que faz de mim um dom? E como construo a vida, sobre as minhas capacidades ou sobre o Deus vivo?”, questionou o Papa.
Essas indagações nos convidam a repensar nossos valores e prioridades, a reconhecer que a vida é um dom precioso que deve ser vivido com generosidade e amor. O Papa Francisco, com sua espiritualidade profundamente marcada pela simplicidade e pela proximidade com os excluídos, tem sido um exemplo vivo de como fazer da vida um dom, consagrando-se ao serviço dos outros e ao anúncio do Evangelho.
Neste 88º aniversário, a Igreja é chamada a estar unida em oração pelo Santo Padre, pedindo a Deus que o fortaleça, ilumine e abençoe em sua missão de servir à humanidade.
Que Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia, interceda por Sua Santidade, protegendo-o e acompanhando-o em cada passo de sua jornada. Que ela nos ajude a colocar Jesus na base de cada dia, como o Papa nos desafia a fazer, e a viver nossa vida como um dom, oferecendo-a generosamente a Deus e aos irmãos.