Celebração em Santuário Mariano marca visita de Dom Paulo Cezar à Ucrânia

Neste domingo (20), data em que também celebra seu aniversário, o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, presidiu a Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Berdychiv, na Ucrânia. A celebração integra a tradicional peregrinação anual ao santuário, considerada uma das mais significativas do país.

A presença do Arcebispo de Brasília na Ucrânia atende a um convite formal da Conferência Episcopal Ucraniana, representada por seu Presidente, S.E.R. Dom Vitalii Skomarovskyi. O principal objetivo da viagem foi justamente a presidência da Celebração Eucarística deste domingo, manifestando proximidade, solidariedade e fé ao povo ucraniano em meio às dores provocadas pela guerra.

Durante a homilia, Dom Paulo transmitiu ao povo ucraniano uma mensagem de proximidade e oração enviada pelo Santo Padre:

“Quero daqui vos garantir a proximidade ao povo ucraniano do Sucessor de Pedro, o nosso já amado Papa Leão XIV. Ele reza por vocês. Ele sempre relembra os vossos sofrimentos com essa guerra desumana, injusta e cruel, que só traz dor e sofrimento. Assim é a guerra. O ser humano foi criado para a liberdade, não para a opressão.”

Em seguida, expressou também sua solidariedade pessoal e a da Igreja no Brasil:

“Estou no meio de vós como peregrino deste santuário. Venho do Brasil, um país católico, que tem uma Igreja viva e muito participativa. Vim manifestar minha proximidade para convosco nesses tempos difíceis. Vim dizer que estamos com vocês.”

Encontros e compromissos anteriores

Após 36h de viagem, no dia 16 de julho, Dom Paulo chegou à cidade de Lviv, onde foi acolhido por S.E.R. Edward Kawa, Bispo Auxiliar, e pelo Chanceler da Diocese local. Logo após a Missa da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, do terraço da Cúria Diocesana de Lviv, Dom Paulo dirigiu uma saudação ao povo brasileiro e pediu orações por esta missão e pelo povo ucraniano.

Na manhã de quinta-feira (17), foi recebido por S.E.R. Mieczysław Mokrzycki, Arcebispo de Lviv dos Latinos. Após a Santa Missa e uma breve recepção na residência episcopal, o Cardeal visitou o cemitério da cidade, onde rezou pelos soldados mortos em decorrência da guerra. Já na sexta-feira (18), Dom Paulo cumpriu uma série de compromissos oficiais com autoridades civis e eclesiásticas. Celebrou a Santa Missa na Catedral da Arquidiocese de Kiev dos Latinos, participou de um encontro com os membros do Conselho Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas, teve um encontro com o Núncio Apostólico na Ucrânia, S.E.R. Visvaldas Kulbokas, e o Embaixador do Brasil na Ucrânia, Rafael Vidal; visitou os soldados feridos na guerra (Centro Médico Principal do Ministério do Interior da Ucrânia), entre outras agendas.

Na manhã de sábado (19), o cardeal Paulo Cezar Costa, visitou Kiev pela manhã. Após o almoço, seguiram para Berdychiv. Às 18h (horário local, 6 horas à frente do Brasil), Dom Paulo participou da Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora do Carmo, presidida por Dom Vitaliy Skomorovskyy.

A viagem, que se estende de 14 a 24 de julho, conta também com a presença do chefe do Gabinete Episcopal de Brasília, Padre Luiz Octávio de Aguiar Faria, e foi organizada em entendimento com S.E.R. Dom Oleksandr Yazlovetskiy, Bispo Auxiliar de Kiev.

A visita ao país foi previamente comunicada ao Santo Padre, Papa Leão XIV, à Secretaria de Estado da Santa Sé, às Nunciaturas Apostólicas no Brasil e na Ucrânia, ao Ministério das Relações Exteriores e às Embaixadas do Brasil na Ucrânia e na Polônia. Dom Paulo seguirá nos próximos dias com os demais compromissos pastorais e diplomáticos programados.