Ao refletir sobre o caminho da Igreja no contexto do Ano Jubilar, o Pe. Gerson Schmidt recorda que a vida cristã encontra em Cristo sua razão de ser. Ele é o Bom Pastor que conduz, a Verdade que ilumina e o fundamento da esperança que não decepciona. Sua ressurreição confirma que a fé não se apoia em ideias passageiras, mas em um acontecimento histórico que transformou o mundo e abriu ao ser humano a possibilidade de uma vida nova em comunhão com Deus.
Na tradição bíblica, os profetas anunciaram o Messias esperado, promessa cumprida em Jesus Cristo, conforme ensina São Paulo: “É no Senhor que estão nossas esperanças” (2Cor 1,9-11). Para o Pe. Humberto Robson de Carvalho, autor do livro Presbíteros: testemunhas da Esperança, a esperança cristã não nasce das possibilidades humanas, mas da vitória de Cristo sobre a morte. Ele recorda que a esperança é uma “porta sempre aberta para o futuro, para a eternidade”, capaz de sustentar o coração dos fiéis diante dos dramas e desafios da humanidade.
A Igreja é chamada a ser sinal vivo dessa esperança no mundo. Peregrina rumo à vida eterna, ela encontra em Cristo sua meta e seu sustento. “A esperança é como uma âncora segura e sólida que impulsiona a caminhada da comunidade cristã”, ensina o Pe. Humberto, recordando a exortação paulina: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12).
Cristo é a razão da nossa esperança! Ele não decepciona, porque venceu a morte e inaugurou um futuro irrevogável para a humanidade e para toda a criação. Como ensina a Constituição Dogmática Lumen Gentium, “a prometida restauração já começou em Cristo e, por meio do Espírito Santo, continua na Igreja” (LG 48). Por isso, a esperança cristã é alegre e confiante, mesmo no sofrimento, porque se apoia na vitória definitiva do Ressuscitado.
Neste Ano Jubilar, somos chamados a renovar nossa confiança em Jesus, luz que guia o presente e certeza de um futuro glorioso. A esperança tem um nome: Jesus Cristo Vitorioso. Porque Ele venceu, nós também venceremos!
Com foto e informações do Vatican News.