O anúncio foi feito ao final do Angelus, logo após a Missa do Jubileu dos Jovens, celebrada em Roma. “Renovo o convite feito pelo Papa Francisco em Lisboa, há dois anos: os jovens de todo o mundo se reunirão com o Sucessor de Pedro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia, de 3 a 8 de agosto de 2027”, disse o Pontífice.
A nova edição da JMJ é apresentada como continuidade da grande peregrinação juvenil da Igreja, que teve início em Lisboa 2023, seguiu pelas celebrações locais da Jornada e encontrou um marco especial no Jubileu dos Jovens. Agora, o caminho se projeta até Seul 2027, sob o lema escolhido: “Coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).
O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, ressaltou a importância do anúncio: “Agradecemos ao Santo Padre por anunciar as datas da próxima edição internacional da Jornada e convidamos todos os formadores, os departamentos de pastoral juvenil e os bispos a caminharem juntos rumo a Seul. Cabe aos jovens tornarem-se peregrinos da esperança para curar a solidão e a pobreza, e testemunhar a paz neste mundo dilacerado por divisões, conflitos e guerras.”
Segundo o secretário do mesmo Dicastério, Gleison de Paula Souza, os preparativos já avançam em parceria com a Igreja coreana. “A organização da JMJ Seul 2027 começou e prossegue a passos largos rumo às datas escolhidas pelo Santo Padre. Junto com o Comitê organizador local em Seul, estamos trabalhando para garantir que bispos e jovens de todo o mundo, acolhidos pela Igreja coreana, se reúnam para testemunhar que o encontro com Cristo transforma a vida e dá a coragem para vencer os desafios aos quais são chamados.”
Assim, a Igreja renova o convite a todos os jovens do mundo para, unidos ao Papa e à Igreja universal, viverem mais uma etapa da história da juventude cristã: um encontro de fé, esperança e comunhão que fará ecoar no coração da Ásia a certeza da vitória de Cristo.
Com informações e foto do Vatican News.