Papa Leão XIV nomeia Dom Filippo Iannone prefeito do Dicastério para os Bispos

Nesta sexta-feira (26/09), o Papa Leão XIV nomeou o Arcebispo Filippo Iannone, até então prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, como novo prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão que ele próprio dirigiu de janeiro de 2023 até maio de 2025, antes de sua eleição ao pontificado.

A nomeação, considerada uma das mais aguardadas desde o início de seu pontificado, marca a primeira designação de Leão XIV para o comando de um Dicastério da Cúria Romana.

O Arcebispo carmelita assumirá oficialmente o cargo no dia 15 de outubro de 2025, sucedendo Dom Robert Prevost, e também passará a presidir a Pontifícia Comissão para a América Latina. Juntamente com a nomeação de Iannone, o Papa confirmou Dom Ilson de Jesus Montanari como secretário do Dicastério por mais um quinquênio, e monsenhor Ivan Kovač continuará exercendo a função de subsecretário pelo mesmo período.

Natural de Nápoles, Dom Filippo Iannone completa 68 anos em 13 de dezembro e tem ampla trajetória como jurista e canonista. Ao longo de sua carreira, atuou em tribunais e universidades pontifícias, foi membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica e consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. Também integrou o Conselho para os Assuntos Jurídicos da Conferência Episcopal Italiana e a Conferência Episcopal do Lácio. Nomeado vice-gerente da Diocese de Roma por Bento XVI em 2012, foi transferido por Francisco, em 2017, para o cargo de secretário adjunto do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, tornando-se presidente do mesmo em abril de 2018.

A missão confiada ao novo prefeito é uma das mais sensíveis na Cúria: auxiliar o Papa na escolha dos bispos que conduzirão as dioceses ao redor do mundo. Após a análise e seleção dos candidatos, a decisão final cabe ao Pontífice. Nos últimos anos, o processo ganhou ainda mais participação com a inclusão de mulheres entre os membros do Dicastério. Em julho de 2022, Francisco nomeou três mulheres para o órgão: irmã Raffaella Petrini, atual presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Yvonne Reungoat, ex-superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora; e Maria Lia Zervino, ex-presidente da União Mundial das Organizações Femininas Católicas.

A nomeação de Dom Iannone representa um novo capítulo para o Dicastério para os Bispos, confirmando a continuidade do caminho de comunhão e corresponsabilidade na condução pastoral da Igreja universal.

Com foto e informações do Vatican News.