OASSAB promove encontro sobre emendas e cartilha de projetos

Encontro será realizado no próximo dia 8 de outubro e é voltado às paróquias interessadas em firmar parcerias por meio de Termos de Fomento.

A OASSAB (Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília) realizará, no dia 08 de outubro de 2025 (quarta-feira), às 10h, uma reunião geral voltada às paróquias interessadas em captar recursos de emendas parlamentares para o financiamento de eventos. O encontro acontecerá no salão do Santuário Nossa Senhora da Saúde, localizado na SGAN 702, Lote A – Asa Norte. Na ocasião será feita a apresentação da Cartilha de Execução de Projetos MROSC. Para participar é preciso fazer a inscrição (clique aqui!).

A iniciativa tem como objetivo orientar e capacitar as paróquias sobre as diretrizes da OASSAB para a celebração de Termos de Fomento, instrumento jurídico que viabiliza a parceria entre organizações da sociedade civil e o poder público, possibilitando a execução de projetos e eventos por meio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares.

Durante a reunião, os participantes terão acesso às principais informações sobre os procedimentos técnicos, legais e administrativos exigidos para a execução dos projetos, além de receberem a cartilha com orientações práticas do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) – ferramenta essencial para garantir transparência, eficiência e conformidade na aplicação dos recursos.

A OASSAB destaca a importância da participação dos párocos ou de seus representantes legais no encontro. A ausência de representantes implicará na não inclusão da paróquia no planejamento anual de 2026, impossibilitando a celebração de Termos de Fomento por intermédio da entidade no próximo ano.

“Nosso objetivo é fortalecer a atuação pastoral e social das paróquias, oferecendo caminhos concretos para viabilizar iniciativas que beneficiem as comunidades. A presença de todos é fundamental para alinharmos orientações e planejarmos juntos as ações do próximo ano”, ressalta padre Rafael Souza dos Santos, presidente da OASSAB.