Outubro: mês dedicado à missão e à esperança

Durante todo o mês missionário, as Direções Nacionais das POM promovem uma série de iniciativas em paróquias, escolas e comunidades: novenas, terços missionários, encontros formativos e atividades em espaços públicos ajudam a despertar a consciência sobre a missio ad gentes, ou seja, o chamado da Igreja a anunciar o Evangelho a todos os povos. O objetivo é mobilizar fiéis e comunidades eclesiais a viver a missão com renovado ardor e criatividade.

Entre as diversas ações, o vídeo global das POM tem se destacado como um elo simbólico entre as mais de 120 direções nacionais espalhadas pelo mundo. Produzido pelo sexto ano consecutivo pela Comissão Internacional de Comunicação, Fé, Captação de Recursos e Transformação Digital das POM, o vídeo se tornou uma ferramenta essencial para unir, em uma só mensagem, missionários, religiosos, leigos e colaboradores de todos os continentes.

Inspirado no lema escolhido pelo Papa para o Dia Mundial das Missões de 2025 — “Missionários da esperança entre os povos”, o vídeo apresenta uma narrativa onde a esperança se manifesta nas imagens, nas palavras e até na música, ao som do cântico zambiano Nakulakutotela (“Nós Te agradecemos”).

As imagens vindas de Zâmbia, Camboja, Índia, Timor-Leste e Mongólia retratam a presença missionária da Igreja em contextos de pobreza, conflito e exclusão, revelando a força do Evangelho em transformar realidades. Cada cena é entrelaçada com testemunhos de missionários que explicam o que significa levar e gerar esperança nos lugares mais desafiadores do planeta.

O vídeo também traz a voz do saudoso Papa Francisco, recordando que a Igreja é chamada a ser “iluminada por Cristo, levando aos outros a luz do Evangelho” e a caminhar pelas estradas do mundo “como uma Igreja missionária” (homilia de 27 de outubro de 2024, no encerramento do Sínodo).

Antes dos depoimentos de missionários e colaboradores — como a irmã Alma, de Timor-Leste; diretores das POM da Zâmbia, Colômbia, Filipinas e Fiji; o padre Matthew, do Malawi; Thao, da Austrália; e o irmão Bahjat, da Síria —, o vídeo apresenta trechos do primeiro discurso do Papa Leão XIV às POM, durante a Assembleia Geral realizada em maio deste ano.

“A própria Igreja, em todos os seus membros, é cada vez mais chamada a ser uma Igreja missionária que abre os braços ao mundo, que anuncia a Palavra e que se torna fermento de concórdia para a humanidade.”
— Papa Leão XIV, homilia da Missa de Início do Pontificado, 18 de maio de 2025

O vídeo se encerra com uma exortação do Santo Padre a todos os batizados para que se tornem missionários de esperança entre os povos, levando a luz do Evangelho e contribuindo para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Disponível em cerca de 20 idiomas e mais de 50 versões personalizadas, o vídeo pode ser assistido no canal oficial das Pontifícias Obras Missionárias no YouTube (Clique aqui!).

Assim, neste Outubro Missionário, a Igreja renova seu chamado a viver a missão com coragem e esperança, tornando-se presença transformadora nas periferias do mundo e fermento de unidade em meio às divisões do tempo presente.

Com informações do Vatican News.