Confira os horários das celebrações da Santa Missa no Dia de Finados

Os fiéis são convidados a participar da Santa Missa e a rezar pelos falecidos. As celebrações em toda a Arquidiocese de Brasília recordarão a esperança da vida eterna e a comunhão dos santos.

No próximo sábado (02/11), a Igreja celebra o Dia de Finados, ocasião em que todos os fiéis são convidados a rezar de modo especial pelos falecidos, recordando a esperança cristã da ressurreição e da vida eterna.

A Igreja une sua oração pelos que já partiram deste mundo, confiando-os à misericórdia de Deus. Participar da Santa Missa no Dia de Finados é um ato de fé, amor e esperança, expressão concreta da comunhão dos santos, a união entre a Igreja peregrina na terra, a Igreja padecente no purgatório e a Igreja gloriosa no céu.

O Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, recorda que “rezar pelos falecidos é um gesto de amor e de fé na misericórdia de Deus. Cada Missa, cada oração, é uma expressão da esperança cristã que nos faz olhar para a eternidade com confiança e paz”.

Confira os horários das celebrações nos cemitérios:


Cemitério Asa Sul

08h – Missa dos Militares (presidida por Dom Marcony)
09h30 – Pe. Ângelo
10h30 – Dom João Braz de Aviz
12h – Cardeal Paulo Cezar Costa (transmitida pela Canção Nova)
14h30 – Pe. Paulo Rogério
15h30 – Pe. Carlos Fernando
17h – Dom Raymundo Damasceno

Cemitério Sobradinho

08h – Pe. Rafael
09h30 – Pe. Manolo
11h – Dom Antonio de Marcos
12h30 – Pe. Nivaldo
14h – Pe. Kleuber
15h30 – Pe. Vicente
17h – Pe. Luiz Gonzaga

Cemitério Gama

08h – Dom Paulo Cezar Costa
09h30 – Dom Vicente Tavares
11h – Pe. José Flávio
12h30 – Pe. Donizete
14h – Pe. Felipe
15h30 – Pe. Moacir Gondim
17h – Pe. Marcelino

Cemitério Planaltina

08h – Dom Antonio de Marcos
09h30 – Pe. Rafael
11h – Pe. Elves
12h30 – Pe. Anderson
14h – Pe. Lécio
15h30 – Pe. Tiago
17h – Pe. José Valdo

Cemitério Taguatinga

08h – Dom Denilson Geraldo
09h30 – Pe. Marcelo
10h30 – Pe. Carlos Costa
12h30 – Pe. Rafael Rodrigues
14h – Pe. Marcos Fernando
15h30 – Pe. José Eudes
17h – Pe. Lucas Felipe

Cemitério Brazlândia

07h – Pe. João
09h – Pe. Maurílio
11h – Dom Denilson Geraldo
17h – Pe. Nathan

Indulgência Plenária pelos fiéis defuntos

A Igreja concede, neste tempo, a possibilidade de obter Indulgência Plenária em sufrágio das almas do purgatório, sob as seguintes condições:

  • Confissão sacramental (nos dias próximos à prática da indulgência);
  • Comunhão eucarística;
  • Oração nas intenções do Papa;

A indulgência pode ser lucrada para um fiel defunto específico ou em favor das almas do purgatório. Nos dias 1º a 8 de novembro, é possível obter indulgência plenária ao visitar um cemitério e rezar, mesmo que mentalmente, pelos falecidos.