O encontro reuniu cerca de 70 participantes de 11 países, entre reitores e formadores, com o objetivo de fortalecer a etapa inicial da formação sacerdotal, em sintonia com a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis.
Segundo padre Vagner Moraes, secretário da OSLAM, a etapa propedêutica é fundamental para consolidar “a disciplina, as bases intelectuais e espirituais e o discernimento vocacional”. A escolha do Brasil como sede, explicou, se deu pela “estrutura adequada e pelo apoio das dioceses locais”.
O Bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Júlio César Gomes Moreira, destacou o encontro como “um tempo de graça, formação e partilha”, que promove corresponsabilidade e intercâmbio de experiências na missão de acolher e acompanhar os vocacionados. Com ampla experiência como formador, Dom Júlio reforçou a importância de uma formação sólida e fraterna.
Para Dom José Albuquerque, Bispo de Parintins (AM) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, a etapa propedêutica é o alicerce da formação sacerdotal, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos jovens de realidades sociais diversas. “É preciso ajudá-los a crescer humana, espiritual e intelectualmente”, afirmou.
O encontro também favoreceu a integração latino-americana, permitindo a troca de experiências e metodologias entre os países. Segundo padre Vagner, a proposta é criar “um espaço de fraternidade e cooperação continental”.
O curso marca o início de um projeto mais amplo, que visa construir uma rede latino-americana de formadores e elaborar novas iniciativas conjuntas para o fortalecimento da formação sacerdotal no continente.
Com foto e informações da CNBB.