Nota de Solidariedade – Falecimento de Dom João Wilk

A diocese de Anápolis comunicou, no início da tarde desta terça-feira, 11 de novembro, o falecimento de seu bispo diocesano, dom João Wilk, aos 74 anos. Foram mais de 21 anos de pastoreio na diocese goiana.

“Saúdo Dom Valdemar, bispo coadjutor da Diocese de Anápolis, bem como os padres, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas.
Quero manifestar minha proximidade e comunhão neste momento de dor pela perda do pastor desta Igreja particular, Dom João Wilk.

Dom João dedicou sua vida à Diocese de Anápolis, de 2004 a 2025. Foi um pastor zeloso, que se consumiu na missão, permanecendo sempre próximo de seu povo nas visitas pastorais. Empenhou-se com especial cuidado na formação e promoção do clero, ordenou numerosos sacerdotes e trabalhou com dedicação pela organização e fortalecimento da Diocese.

Foi um homem profundamente fiel a Jesus Cristo e ao magistério da Igreja, sempre em sintonia com as diretrizes do Concílio Vaticano II.

Peço ao Senhor, Pastor Supremo, que o acolha nas moradas eternas e lhe conceda a recompensa por sua vida fiel e generosa. E que a Virgem Maria, por quem teve sincera e profunda devoção, o receba nas moradas eternas.”

† Cardeal Paulo Cezar Costa
Arcebispo Metropolitano de Brasília