A Campanha da Fraternidade de 2026 tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A proposta convida as comunidades cristãs a refletirem sobre a moradia digna como direito humano e expressão concreta do amor ao próximo.
A mobilização acontece por meio do portal educacional Farol1817, iniciativa da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e por uma página especial com subsídios gratuitos dedicados à CF 2026. O diretor executivo da PMBCS, José Leão da Cunha Filho, explica que o curso oferecido pelo Farol1817 reforça o compromisso educativo e pastoral dos Maristas na vivência da CF 2026. Para obter mais informações sobre o curso da Campanha da Fraternidade 2026 (Clique Aqui!)
“Precisamos de uma verdadeira educação política das comunidades, para que compreendam e participem das decisões sobre políticas públicas e os orçamentos destinados à moradia e ao saneamento”, explica.
A coordenadora do Farol1817, Sofia Burakowski, destaca que o material formativo foi desenvolvido em parceria com o Setor de Campanhas da CNBB, garantindo fidelidade ao texto-base da campanha. “O curso percorre o caminho do Ver, Julgar (Iluminar) e Agir, fortalecendo o discernimento comunitário e a ação transformadora nas realidades locais. Também acolhe reflexões do Seminário Nacional de Campanhas, incorporando novas aulas e materiais complementares que aprofundam o olhar sobre a moradia.”
Para Sofia, o portal tem uma profunda dimensão evangelizadora, que segundo ela “é um espaço de fé encarnada, que une espiritualidade e compromisso com a vida. A espiritualidade Marista nasce da convicção de que educar é, também, evangelizar. Hoje levamos esse espírito às novas linguagens, oferecendo formação e esperança para inspirar gestos concretos de solidariedade.”
Além da formação on-line, os Maristas do Brasil dedicam atenção especial à comunicação da Campanha da Fraternidade. Juliana Maria Fontoura Galline, gerente de Comunicação e do Farol1817, afirma que a CF chama todos a uma comunicação que eduque, mobilize e una as pessoas em torno da justiça e da dignidade humana.
Todos os anos, a equipe desenvolve uma página especial com conteúdo gratuito e didático, incluindo roteiros formativos, materiais pedagógicos e recursos de apoio para educadores, lideranças comunitárias e agentes pastorais.
“O trabalho entre as Províncias Maristas, a CNBB e outras organizações têm sido um sinal concreto de comunhão. Esse movimento colaborativo desperta nas pessoas o sentimento de pertencimento e propósito. A CF não é apenas uma proposta da Igreja, mas uma causa coletiva, que une diferentes vozes em favor da dignidade humana”, afirma Juliana Galline.
Com imagem e informações da CNBB.