MADRI — Em 18 de novembro, o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, realizou uma visita oficial à Universidade San Dámaso, no coração da capital espanhola. A agenda, marcada por encontros acadêmicos, teve como objetivo principal tratar de encaminhamentos relativos ao envio de sacerdotes brasileiros para programas de Mestrado e Doutorado na instituição. O Cardeal esteve acompanhado pelo Padre Luiz Octávio de Aguiar Faria e pelo Padre Rafael Silva.
A jornada iniciou-se às 9h30, com a acolhida e uma visita guiada ao edifício principal da Universidade. Às 10h, o Cardeal presidiu uma Santa Missa privada na capela universitária.
Às 11h, foi recebido pelo Reitor Magnífico, D. Nicolás Álvarez de las Asturias, ocasião em que assinou o livro de honra e dialogou sobre futuras colaborações. Em seguida, às 11h45, reuniu-se com o Decano da Faculdade de Teologia, Ignacio Carbajosa.
Antes do almoço, houve ainda um encontro com o diretor de publicações, D. Luis Sánchez, e com a secretária-geral da Oficina de Relações Internacionais e Pesquisa, María Secades, às 12h30.
Após a refeição às 13h30, a programação prosseguiu com um café com os professores da Faculdade de Filosofia, às 15h15. Já às 16h30, o grupo visitou a Biblioteca e o valioso fundo de incunábulos, conduzidos por D. Marcos, Dª Ana e Dª Lucinda.
Às 17h30, o Cardeal encontrou-se com o Decano de Filosofia, José Antúnez, e, às 18h, encerrou sua visita em reunião com a Decana de Literatura Cristã e Clássica San Justino, Pilar González Casado, seguida de uma visita ao Centro de Documentação San Justino.
A presença do Cardeal Paulo Cezar Costa reforçou os laços acadêmicos e eclesiais entre Brasília e Madri, abrindo portas para novas oportunidades de formação para os sacerdotes do clero brasiliense.