A celebração da Solenidade da Imaculada é uma das tradições mais queridas pelos romanos, reunindo fiéis, instituições e autoridades que, ao longo do dia, deixam flores e elevam preces aos pés da imagem mariana.
No ano passado, quem presidiu a homenagem foi o Papa Francisco, que confiou à Virgem o então iminente Jubileu, definindo-o como “uma mensagem de esperança para a humanidade provada pelas crises e pelas guerras”. Neste ano, o Papa Leão XIV retorna à Praça Mignanelli poucas semanas antes da conclusão do Ano Santo.
A chegada do Papa Leão XIV
Segundo o Vicariato de Roma, a jornada começará às 7h. Os Bombeiros, como manda a tradição, serão os primeiros a prestar homenagem à Imaculada. Eles subirão ao topo da coluna, inaugurada em 1857, para depositar uma coroa de flores no braço da Virgem, em memória dos 220 bombeiros que participaram da instalação do monumento.
À tarde, às 16h, o Papa Leão XIV chegará à praça, onde será acolhido pelo Cardeal vigário Baldo Reina e pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O Pontífice permanecerá em oração aos pés da coluna de 12 metros de altura e depositará sua coroa de flores como sinal de devoção.
Uma manhã de homenagens e celebrações
Ao longo da manhã, diversos grupos e instituições farão seus tributos. Às 8h30, a banda da Gendarmaria Vaticana executará um hino mariano. Em seguida, participarão da homenagem a Paróquia de Sant’Andrea delle Fratte, a Soberana Ordem de Malta, a Legio Mariae, o Circolo San Pietro, a Fundação Don Gnocchi, a Unitalsi e várias escolas de Roma.
Às 9h, na igreja da Trinità dei Monti, será celebrada a Santa Missa presidida por Monsenhor Francesco Pesce, responsável diocesano pela Pastoral Social e do Trabalho, com a presença de trabalhadores de empresas romanas.
A novena mais antiga dedicada à Imaculada
A festa também é animada pelos frades menores conventuais da Basílica dos Santos XII Apóstolos, onde se realiza a novena mais antiga de Roma em honra à Imaculada. De 29 de novembro a 07 de dezembro, diariamente às 17h45, ocorre a recitação do Rosário e o canto das ladainhas. Às 18h30, a Santa Missa é iniciada com o canto do Tota Pulchra, composto pelo Frade Alessandro Borroni.
Celebrações com Cardeais
Durante a novena, a cada dia a Santa Missa será presidida por um Cardeal:
- 03 de dezembro: Cardeal Ángel Fernández Artime, pro-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada.
- 04 de dezembro: Cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
- 05 de dezembro: Cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste de Santa Maria Maior.
- 06 de dezembro: Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos.
- 07 de dezembro: Cardeal Mauro Gambetti, vigário geral do Papa para a Cidade do Vaticano.
- 08 de dezembro: a Solene Celebração Eucarística será presidida pelo Cardeal Leonardo Sandri, prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais.
Com foto e informações do Vatican News.