Pastoral do Surdo de Brasília realiza 1ª Assembleia Eletiva Arquidiocesana

O encontro reuniu agentes da pastoral, surdos e intérpretes, em um momento de escuta, formação e discernimento, com o tema “Mistagogia, Sinodalidade e Missão”.

A Pastoral Arquidiocesana do Surdo de Brasília realizou, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a sua 1ª Assembleia Eletiva Arquidiocesana, no Instituto Nossa Senhora do Brasil – INOSEB.

A assembleia teve como principais objetivos o aprofundamento do novo Plano Pastoral da Pastoral da Arquidiocese de Brasília e a eleição da nova coordenação para o triênio 2026–2028, fortalecendo o caminho sinodal e missionário da pastoral junto à comunidade surda do Distrito Federal.

Ao final do encontro, a programação foi concluída com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Antônio Aparecido de Marcos, coroando os dias de trabalho, oração e comunhão.

Nova coordenação eleita

Durante a assembleia, foram eleitos os novos responsáveis pela condução da pastoral:

  • Coordenadores surdos: Erivelton e Gustavo
  • Secretária surda: Hemely
  • Coordenadoras intérpretes: Carol e Lúcia

Uma história de acolhimento e evangelização

Fundada em 1982, a Pastoral do Surdo de Brasília tem uma trajetória marcada pelo acolhimento e pela evangelização da comunidade surda. Ao longo dos anos, a pastoral desenvolve diversas iniciativas, como cursos de formação para intérpretes, catequese para surdos, confissão em Libras e celebrações da Santa Missa com intérpretes, promovendo a plena participação dos fiéis surdos na vida da Igreja.

Paróquias com Pastoral do Surdo no DF

Atualmente, a Pastoral do Surdo está presente nas seguintes paróquias:

  • Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
  • Paróquia Santa Rita
  • Paróquia São Mateus
  • Paróquia Santa Maria dos Pobres
  • Paróquia São João Paulo II
  • Paróquia São Gabriel
  • Paróquia Nossa Senhora de Fátima
  • Paróquia São Judas Tadeu
  • Paróquia Santa Terezinha
  • Paróquia Santo Cura d’Ars
  • Paróquia São Sebastião

A 1ª Assembleia Eletiva marca um passo importante na caminhada da Pastoral Arquidiocesana do Surdo, reafirmando seu compromisso com uma Igreja cada vez mais inclusiva, sinodal e missionária, em sintonia com a vida e a realidade da comunidade surda.