A Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 25 anos de Presbitério de Dom Ricardo reuniu o clero, consagrados, autoridades públicas e leigos no Santuário Dom Bosco. A Missa foi marcada por homenagens carinhosas que destacaram o servir com alegria e dedicação no sacerdócio.
“É um momento de muita gratidão pelo chamado a esta missão que Deus me confiou, pois Ele concede as graças necessárias para que eu possa perseverar. São 25 anos dos sinais claros de Deus na minha vida. Vale a pena ser padre, pois significa ser pai, cuidar e zelar pelas coisas de Deus. Hoje passa um filme na minha cabeça, pensando em desde quando entrei para o seminário em Curitiba, quando fui ordenado padre, depois tive a missão no Rio Grande do Sul, onde o povo me acolheu e foram tantos os sinais de Deus que pude experimentar por lá. Agora, a minha família é Brasília, onde o povo tem me acolhido de maneira fantástica. São grandes os desafios no dia a dia, mas também há uma chuva de graças que vem de Deus”, comenta Dom Ricardo Hoepers.
Durante a Celebração Eucarística, Dom Ricardo destacou a importância de todas as pessoas se permitirem sonhar e vivenciar os planos de Deus. As palavras durante a homilia estavam repletas de gratidão, devoção e amor, sentimentos próprios de quem tem uma intimidade profunda com Deus e que se permitiu realizar a vontade do Pai em sua doação diária no Ministério Sacerdotal.
“É um dia muito alegre para todos nós. Hoje pedimos a Deus que a nossa Igreja seja cada vez mais evangelizadora, missionária e que vá ao encontro das diversas realidades como nos pede o Papa Francisco. São João Bosco foi um homem visionário, que evangelizou a juventude do seu tempo e nos inspira seguir um caminho da igreja que sonha e que coloca no centro a evangelização da nossa amada juventude. Para nós é uma grande alegria, neste dia em que celebramos São João Bosco, celebrar também os 25 anos de Ministério Sacerdotal de Dom Ricardo. Um momento muito bonito e que enche o nosso coração de alegria, porque ele deixou Deus sonhar através da vida dele. Quando a gente sonha com Deus, os nossos sonhos se tornam profecia, porque já não é mais somente um sonho humano, mas é o sonho de Deus. Através dos planos de Deus começam a ser realizados grande projetos como foi na vida de São João Bosco e como é na vida de Dom Ricardo. Eu só posso desejar que Dom Ricardo continue permitindo que Deus sonhe através dele e do seu Ministério, para que a doação de vida dele possa se tornar cada vez mais profecia para a vida da igreja do Brasil e da nossa Arquidiocese de Brasília. São João Bosco é o co-padroeiro da nossa cidade e da nossa amada Arquidiocese. São João Bosco é o co-padroeiro da nossa cidade e pedimos que ele ensine essa cidade a sonhar e permitir que cada homem e que cada mulher que aqui doa a sua vida possa sonhar os sonhos de Deus, para que o Brasil seja um país dos grandes sonhos e realizações de Deus”, destacou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.
A Celebração Eucarística completa pode ser assistida abaixo: