Arquidiocese de Brasília cria Paróquia dedicada a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão no Taquari

O Cardeal Paulo Cezar Costa presidiu a Santa Missa de criação da Paróquia Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, com a Posse do primeiro Pároco, Padre Luiz Octávio no Taquari, na noite do sábado (25/10).

A Arquidiocese de Brasília celebrou um momento histórico com a criação da Paróquia Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Taquari, Lago Norte, e a posse de seu primeiro pároco, Padre Luiz Octávio. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, e contou com a presença de diversos sacerdotes, religiosos, autoridades locais e fiéis.

A celebração marcou o início de uma nova etapa na vida pastoral da região, simbolizando o crescimento da Igreja de Brasília e o compromisso missionário de estar cada vez mais próxima do povo de Deus. Durante a homilia, o Cardeal Paulo Cezar destacou o profundo significado da paróquia como espaço de comunhão, serviço e santificação do povo.

“A paróquia é a Igreja no meio do povo, lugar onde o povo é chamado a fazer a experiência do amor de Cristo. Não só fazer a experiência, mas se envolver com o mistério de Cristo. A paróquia é o lugar onde cada um, guiado pelo pároco, é chamado a colocar os dons a serviço, a fazer com que os dons frutifiquem”, afirmou o Arcebispo.

Inspirado pelo Evangelho com a Parábola dos talentos, Dom Paulo recordou que cada cristão é convidado a colocar suas capacidades a serviço do Reino de Deus. “Os nossos dons e talentos devem frutificar em nossas casas, na vida da comunidade e no dia a dia. O Senhor pedirá contas de ca um de nós, perguntando se a nossa vida foi fecunda ou não. Aquele que faz os talentos frutificar ouve do Senhor: ‘Vem participar da alegria do teu Senhor’. Esse é o prêmio de fazer da vida um dom de amor e de serviço. Participar da alegria do Senhor significa tê-Lo como recompensa, e é isso que todos nós esperamos um dia.”

O Cardeal também refletiu sobre a vocação universal à santidade, lembrando que a santidade é o chamado comum a todos os que seguem Jesus Cristo. “Às vezes temos medo da palavra santo. Mas a santidade é o caminho para todos. Quem quer seguir Jesus Cristo não pode ter medo de ser santo. Existem os santos dos altares, cujos talentos renderam cem por cento, foram exemplos heroicos de amor e serviço. Mas há também há aqueles que renderam sessenta, trinta. O importante é não enterrar o talento, e sim fazê-lo frutificar. A santidade é colocar os dons a serviço, para um dia participar da alegria do Senhor.”

Durante a celebração, o Padre Luiz Octávio foi empossado como primeiro Pároco da nova comunidade, recebendo oficialmente a missão de pastorear e conduzir os fiéis no caminho da fé e da comunhão. Em um gesto de profunda emoção, os presentes manifestaram alegria e esperança diante do novo tempo que se inicia na vida da Igreja no Taquari.

Antes da fala do novo Pároco, a representante dos paroquianos, Kika, apresentou uma breve historiografia da caminhada da comunidade, relembrando desafios, celebrações improvisadas e lutas por estrutura. Emocionada, agradeceu pelos que permaneceram firmes desde o início e, cheia de esperança, declarou crer que “esta será a mais bela Paróquia de Brasília”. Com ternura e sabedoria pastoral, o Pároco Luiz Octávio respondeu: “Mais belo que o templo de concreto, desejo um povo fervoroso e orante”.

A Paróquia Santo Antônio de Sant’Anna Galvão nasce sob a inspiração do primeiro santo nascido no Brasil, exemplo de vida e santidade, como sinal da presença de Deus que continua a agir e a suscitar novas comunidades de fé na Arquidiocese de Brasília.