Arquidiocese de Brasília ganha mais um Bispo Auxiliar

Do clero da própria Arquidiocese, Monsenhor Vicente de Paula Tavares une-se aos outros três bispos auxiliares para cooperar com o Cardeal Arcebispo

Na manhã desta terça-feira (19/03), dia em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, o Santo Padre, Papa Francisco, acolheu o pedido do Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, de contar com contribuição de mais um Bispo Auxiliar na evangelização e pastoreio da Igreja particular de Brasília. Monsenhor Vicente Tavares, do clero da própria Arquidiocese, foi anunciado como o quarto Bispo Auxiliar, unindo-se a Dom Denilson Geraldo, SAC, Dom Antonio Aparecido e Dom Ricardo Hoepers.

Padre Vicente nasceu na cidade de João Pinheiro (MG), no dia 21 de janeiro de 1972, filho de Nicácio Tavares da Silva e Júnia Alves da Silva. Quando criança se mudou para a Fazenda Bom Sucesso, município de Vazante (MG). Sua família consta de 6 irmãs e um irmão mais novo, ao todo, oito filhos. Durante a juventude começou a interessar-se pelas coisas Sagradas; foi coordenador do grupo de Jovem “MUSAC” na comunidade São José Operário, pertencente à Paróquia Matriz, hoje, Paróquia Santuário Nossa Senhora da Lapa, na mesma cidade de Vazante (MG). Participou de cursos sobre as Sagradas Escrituras, Boa Semente; fez encontros para músicos e frequentou retiros para jovens da Renovação Carismática Católica.

No ano de 1992, Pe. Vicente fez seu primeiro encontro vocacional no Seminário Menor de Paracatu (MG) de homônima diocese; sentiu que tinha inclinações vocacionais, todavia, na ocasião, tendo sido aprovado em concurso para Polícia Florestal em Patos de Minas (MG), declinou ingressar no Seminário. Não prosseguindo na carreira policial, ávido pelo sonho de cultivar a terra, mudou-se para Brasília (DF) com intuito de estudar Agronomia. Em Brasília, ao fazer o curso da Nova Evangelização 2000, reaproximou-se da Igreja e sentiu o ardor vocacional reavivar-se. Após três anos, sob a orientação do seu Pároco, Pe. Ulysses Reis (falecido em agosto de 2020), fez encontros vocacionais no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília – Nossa Senhora de Fátima, ingressando neste Seminário em fevereiro do ano 2000.

Iniciou os estudos de Filosofia no mesmo ano de ingresso do processo formativo, concluindo o ciclo filosófico em 2002; cursou Teologia no mesmo Seminário, encerrando o ciclo teológico em 2006; sua primeira responsabilidade no apostolado foi o encargo de acompanhar os trabalhos da pastoral vocacional arquidiocesana; após apostolado pastoral em diversas paróquias, foi ordenado sacerdote no dia 09 de dezembro de 2006, por imposição das mãos e oração da Igreja de Dom João Braz de Aviz, à época Arcebispo Metropolitano.

Após ordenação Sacerdotal foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião – DF (2007-2008); sucedeu o padre Godwin (falecido em 2021) no ofício de pároco na mesma paróquia (2009-2010). Foi nomeado ecônomo e formador no Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney (2011-2014), na cidade de Goiânia – GO. Durante sua estada na capital goiana, também realizou outros ofícios: foi administrador da Paróquia Santo Hilário (2011-2012); colaborador paroquial na Paróquia Santo Antônio, Senador Canedo – GO (2013) e colaborador na Paróquia Santa Cruz, em Aparecida de Goiânia – GO (2014). No ano de 2015 regressou para Brasília e foi nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Lago Sul – DF; nesta mesma data, também foi nomeado responsável pela OVS (Obra das vocações sacerdotais) de Brasília. Em 2016, padre Vicente foi transferido pelo Cardeal Sergio da Rocha para assumir nova missão na erigida paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, Jardim Botânico – DF, com ofício de 1º pároco, tendo lá permanecido até janeiro de 2022.

Durante este tempo foi professor de ecumenismo no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e formador-diretor espiritual das Pias Operárias de São José, até 2023. Foi diretor espiritual do Movimento Eureka (2016 – 2021) e assumiu, a pedido do Cardeal Paulo Cezar Costa, de 2022 até a presente data, o ofício de pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria – Park Way – DF; nesta mesma ocasião passou a fazer parte do colégio de consultores da Arquidiocese, até a presente data. No dia 19 de março de 2024, na Solenidade de São José, esposo de Maria, foi publicada a nomeação feita pelo papa Francisco que o designou bispo titular de Gergi e auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Distrito Federal.

Abaixo, o bispo eleito dirige-se, em carta, ao Santo Padre e a Igreja em Brasília, manifestando sua gratidão, bem como, a unidade com o Cardeal Paulo Cezar Costa.

Brasília, 19 de março de 2024.

Solenidade do Patrono da Igreja Universal,

São José, esposo de Maria.

Eminência reverendíssima, Dom Paulo Cezar Costa;

Aos excelentíssimos bispos, a quem mui respeitosamente ouso chamar de irmãos;

Ao Nosso vigário geral e aos vigários episcopais;

Ao meu irmão, bispo eleito, Monsenhor Carlos Henrique;

Ao clero de nossa Arquidiocese, aos religiosos e seminaristas;

Aos ouvintes de nossas rádios e meios de comunicação;

A todo povo Santo de Deus;

Desejo-lhes graça e paz, juntamente com as minhas mais sinceras saudações.

Dirijo-me a todos vocês, em primeiro lugar, para certamente agradecer-lhes pelas orações. Quero contar com cada um e renovar minha disposição em servir a todos. Na minha indignidade, por mercê de Deus, fui chamado pela boca de Pedro para o serviço do episcopado. Agradeço ao Santo padre pela confiança, em especial ao nosso Cardeal, Dom Paulo Cezar, pela estima e afeição; quero aproveitar o momento para renovar-lhe a obediência; se antes por vínculo de filiação, agora o faço por vínculo de fraternidade e confiança.

Agradeço à minha família por ter me dado o maior presente que pude receber na vida – o dom de ter sido batizado na fé católica. Ao meu Pai, de saudosa memória, peço que interceda por mim. À minha mãe e meus irmãos, rogo que continuem comigo nesta caminhada rumo aos céus; vocês têm o dever de rezar mais e de fazer sempre recordar-me de nossas humildes origens.

Ao Seminário Maior de Brasília, onde fui formado, enorme gratidão. Rezo a Deus pela alma de Dom Falcão, bispo que me acolheu; pelo ministério de Dom João Braz e Dom Sergio da Rocha, bispos em que tive a felicidade de ser ordenado, exercer o apostolado e ser enviado em missão ao Seminário Maior de Goiânia, casa de formação que sou igualmente muito grato.

Por fim, louvo a Deus pelo agradável convívio que tive e continuarei a ter com o clero de Brasília; sou deste clero e desejo crescer cada vez mais na fraternidade com cada um de vocês. Aos religiosos e seminaristas, afirmo: contem comigo sempre. Agradeço a todo povo Santo de Deus; peço à Virgem Maria a proteção e doçura no exercício deste árduo ministério; ao Patriarca São José, rogo a coragem e a decisão de assumir a Igreja de Cristo, sendo-lhe casto e fiel, ouvindo obedientemente as palavras do Anjo: “Não temas recebê-la por tua esposa” (Mt, 1,20). Obrigado meu Senhor, meu Deus, meu tudo.

Mons. Vicente de Paula Tavares

Bispo eleito Titular de Gergie auxiliar da Arquidiocese de Brasília