A Arquidiocese de Brasília deu um passo significativo na formação pastoral de seus fiéis com a inauguração da nova sede da Escola Eclesiástica de Teologia, realizada no último dia 5 de agosto. Voltado para leigos e leigas, o curso oferece aprofundamento teológico e pastoral, capacitando-os para contribuir de forma mais efetiva na vida e na missão da Igreja.
A cerimônia de abertura teve início com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelo Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, que participou da fundação da Fateo (Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília). A presença de Dom Raymundo deu um significado histórico especial à ocasião, unindo passado e presente no compromisso com a formação eclesial.

Após a Missa, Dom Paulo realizou a bênção do prédio e das novas instalações, pedindo a Deus que este espaço seja fecundo na formação e no serviço à comunidade eclesial. O momento foi concluído com a aula magna ministrada pelo Cardeal, destinada aos novos estudantes e também aos candidatos ao diaconato da Arquidiocese. A partir deste semestre, a Escola Diaconal Santo Estêvão passará a utilizar as dependências da nova sede para a formação de seus candidatos.
“Uma Igreja missionária é aquela em que todos são comprometidos com a missão. E a teologia deve conduzir a isso, o amadurecimento da fé. Uma Igreja de discípulos missionários com compromisso com a vida da comunidade, com as pastorais, movimentos. Onde o aprofundar a fé te leva a se doar mais, a amar mais, te leva a ser dom e missionário”, destacou Dom Paulo Cezar Costa.
A nova sede representa mais do que um espaço físico: é um sinal concreto do compromisso da Arquidiocese de Brasília com a formação de agentes de pastoral preparados para responder aos desafios da evangelização e para servir com competência e fidelidade ao Evangelho.

A Escola
Capacitar os leigos e leigas para atuarem de maneira mais efetiva e capacitada na pastoral arquidiocesana, contribuindo com seu conhecimento e fé para o fortalecimento da comunidade eclesial católica em que estão inseridos. A capacitação é fundamental para o desenvolvimento da comunidade e estamos empenhados em fornecer as ferramentas necessárias para que isso aconteça.
Destinada a candidatos com escolaridade mínima de ensino médio completo, a Escola visa contribuir com a formação teológica e pastoral dos leigos, para fortalecer a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja, em plena comunhão com o Magistério e a vida eclesial.
É importante ressaltar que o diploma conferido ao final do curso não corresponde a uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, portanto, não atribui o título de Bacharel em Teologia. Trata-se de uma formação eclesiástica, reconhecida no âmbito da Arquidiocese de Brasília, Os fiéis que almejam a titulação civil de Bacharel em Teologia deverão participar do processo seletivo da FATEO previsto para outubro de 2025.