Arquidiocese de Brasília participa de reunião pública sobre o Papel da comunidade cristã na educação

Na manhã de terça-feira (20/02), a Arquidiocese de Brasília marcou presença na reunião pública da Câmara Legislativa, realizada no plenário, sobre a importância da participação da comunidade cristã na educação do Distrito Federal.

O Deputado João Cardoso foi o mediador e presidente da reunião pública, que contou com a presença do Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília e Coordenador do Fórum Social Católico Permanente, padre Eduardo Peters, da professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur, do Assessor da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, padre Paulo Rogério, e do coordenador da regional de ensino de Sobradinho, Marcílio Almeida, na formação da mesa de honra.

Na reunião, o Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília e coordenador do Fórum Social Católico Permanente, padre Eduardo Peters, destacou que “Estamos iniciando um processo de diálogo importante também nesta instância legislativa, porque o discurso sobre a importância da comunidade cristã na educação não se restringe simplesmente ao ensino religioso, isso seria encurtar demais o assunto. O problema está no discurso, que me parece muito equivocado, quando misturamos liberdade, direitos e educação, sem levar em consideração os ordenamentos que são próprios de cada realidade. A comunidade cristã dentro desse universo da educação, por uma necessidade visceral, uma vez que é parte do ofício da igreja ensinar, não ensina apenas em salas de aula, mas dentro de cada igreja, formando valores e educando comunidades para que elas possam desenvolver a dignidade de cada pessoa”.

A professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese, Tânia Manzur, afirmou que “Nós, católicos, temos um vínculo histórico com a educação. A educação católica é vocacionada para a formação integral do ser”.

Na ocasião, o assessor da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, padre Paulo Rogério, destacou que é necessário que a comunidade cristã participe também da elaboração do Plano Nacional de Educação que orienta escolas e universidades em todo o país. “Queremos que sejam transmitidos valores universais, independente de religião. A caridade contribui para a formação de cidadãos participativos, que cooperam eficientemente na construção da sociedade. Então, precisamos levar em consideração a abertura ao transcendente do ser humano, que preenche o nosso coração. O Papa Francisco nos fala sobre uma educação integral e solidária, que não se restringe apenas à transmissão de conhecimentos técnicos em vista de formar profissionais aptos para o mercado de trabalho, pois o ser humano não é só isso”.  

A iniciativa de realizar a reunião pública na Câmara Legislativa foi defendida pelo deputado João Cardoso, pois segundo ele, independentemente de a escola ser pública ou privada, “A escola hoje é o local da transmissão do conhecimento e de valores, mas o cerne da educação surgiu dentro de casa. A comunidade cristã deve participar ativamente para que não existam distorções dos ensinamentos sobre a preservação da vida e da família”.

A íntegra da reunião pública na Câmara Legislativa pode ser assistida no canal da Tv Câmara Distrital, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ivKh7R0_sMI   

Foto: Rinaldo Morelli