Arquidiocese de Brasília promove I Fórum Social Católico Permanente de 2024

Neste primeiro semestre de 2024, a Arquidiocese de Brasília propõe o debate sobre a situação da Saúde no Distrito Federal, mediante a participação ativa dos membros das comunidades. O Fórum Social Católico Permanente foi criado pela Arquidiocese de Brasília, sob a coordenação do Vigário-Geral, padre Eduardo Peters, e conta com o apoio da Frente Parlamentar Católica da Câmara Legislativa do Distrito Federal, presidida pelo Deputado Distrital João Cardoso.

O primeiro Fórum Social Católico Permanente de 2024 foi realizado no dia 26 de abril, na Paróquia São José de Anchieta, localizada no Paranoá, Vicariato Centro, e teve como tema central a Saúde no DF.

“A saúde precisa ser entendida de maneira geral. São necessárias estruturas de atendimento e prevenção. O Estado tem a responsabilidade de evitar epidemias, mas nós também precisamos fazer a nossa parte para ajudar”, salienta padre Eduardo Peters, Vigário-Geral da Arquidiocese de Brasília. 

No ano passado, o tema abordado pelo Fórum foi a Educação. Os assuntos centrais dos encontros têm a proposta de promover um diálogo com a sociedade, no contexto da religião e das medidas que podem ser adotadas pelo poder público.

“Todos devemos fazer a nossa parte. No ano passado, nós ouvimos as opiniões de pais, professores e diretores e, a partir disso, fizemos alguns encaminhamentos junto aos órgãos de ensino. Finalizamos com uma Audiência Pública na CLDF sobre o papel das comunidades cristãs na educação, o que foi muito proveitoso”, explica o Vigário-Geral.

Os primeiros frutos dos encontros realizados no ano passado foram apresentados pelo Presidente da Frente Parlamentar Católica, Deputado João Cardoso, destacando os dados sobre os investimentos nas escolas do Distrito Federal, a partir de emendas parlamentares. De acordo com o levantamento, mais de R$ 40 milhões foram alocados pelo mandato para atender cerca de 300 unidades de ensino, mostrando como o Fórum Social Católico Permanente pode colaborar nas demandas de interesse social.

Durante o I Fórum deste ano, os presentes conversaram sobre ansiedade, depressão e síndrome do pânico, doenças que estão cada vez mais presentes na sociedade e comprometem a qualidade de vida da população. 

“É preciso atenção especial em relação a essas doenças que acometem profissionais de várias áreas. Aumentaram os casos entre professores, policiais e, inclusive, entre os líderes religiosos. Os casos de suicídio também cresceram” finaliza o parlamentar.

A coordenação do Fórum Social Católico Permanente já informou as datas das próximas reuniões, confira:

Vicariato Norte

Data: 31 de maio de 2024
Horário: 19h30
Local: Paróquia Divino Espírito Santo (Planaltina)

Vicariato Sul

Data: 28 de junho de 2024
Horário: 19h30
Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria (Taguatinga Sul)

Vicariato Leste

Data: 05 de julho de 2024
Horário: 19h30
Local: Paróquia Nossa Senhora das Dores (Samambaia)