Arquidiocese de Brasília recorda os 4 anos de falecimento do Cardeal José Freire Falcão

Hoje (26/09), a Arquidiocese de Brasília recorda, com gratidão e esperança, os quatro anos de falecimento de Dom José Freire Falcão, segundo Arcebispo de Brasília e primeiro Cardeal da capital federal.

Dom José Falcão foi nomeado Arcebispo de Brasília em 15 de fevereiro de 1984, tendo tomado posse em março do mesmo ano. Durante quase duas décadas de pastoreio, até 2004, deixou marcas profundas na vida e na fé da Igreja local, guiando o povo de Deus com zelo pastoral, firmeza doutrinal e dedicação ao crescimento das comunidades.

Criado Cardeal pelo Papa São João Paulo II em 28 de junho de 1988, Dom Falcão participou de importantes momentos da Igreja, incluindo o conclave que elegeu o Papa Bento XVI em 2005.

Natural de Ererê (CE), Dom José foi ordenado padre em 1952 e bispo em 1967, servindo como pastor em Limoeiro do Norte (CE) e Teresina (PI), antes de ser chamado a conduzir a Arquidiocese de Brasília.

Ao longo de sua vida, destacou-se como um pastor próximo, acolhedor e profundamente mariano, conduzindo a Igreja de Brasília em tempos de crescimento e organização pastoral. Seu lema episcopal, “In verbo tuo laxabo rete” (“Sobre tua palavra lançarei as redes” – Lc 5,5), expressou a confiança que sempre depositou em Cristo.

Dom Falcão faleceu em Brasília, no dia 26 de setembro de 2021, aos 95 anos, após complicações de saúde, deixando uma herança espiritual de fidelidade à Igreja e amor ao povo.

A Arquidiocese de Brasília rende graças a Deus pela vida e ministério de Dom José Freire Falcão e convida os fiéis a rezarem por sua alma, confiando-o à misericórdia do Senhor.