Arquidiocese de Brasília sedia Projeto Padaria Artesanal que será implementado no Distrito Federal

Na manhã desta quarta-feira (25/10), a Padaria Artesanal foi apresentada para as instituições parceiras que farão parte do projeto piloto, que chega em Brasília com a proposta de fomentar o empreendedorismo entre a população mais vulnerável.

O encontro com os representantes das paróquias, ONGs e instituições que vão ser multiplicadoras do projeto ocorreu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na L2 Sul, onde é a sede de formação do projeto no Distrito Federal.

“Para nós é uma alegria nos unirmos em torno do pão. É o pão que nos une, o pão sagrado que há milênios e milênios chega até nós. Dessa maneira, temos um produto com grande valor em todos os sentidos, para todas as culturas. Dom Paulo Cezar, na sua sensibilidade, acolheu a ideia e nos pediu para que abraçássemos esse projeto para promovermos as formações aqui em Brasília. De fato, vamos conseguir fazer um grande trabalho, levando a cultura da panificação para as pessoas que talvez nunca teriam acesso, mas que através deste projeto terão condições de adquirir os conhecimentos necessários que vão auxiliar na geração de renda para suas famílias”, frisou Frei Rogério Soares, Administrador da Unidade Polo do Projeto no Distrito Federal.

A iniciativa do projeto de panificação artesanal tem a proposta de ensinar as pessoas de baixa renda todas as etapas para a produção dos pães, por meio de processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Ao todo, serão ensinadas dez receitas saborosas e nutritivas.

“O Projeto da Padaria Artesanal existe há mais de 20 anos. Hoje, nós formalizamos a adesão dos trinta primeiros parceiros multiplicadores aqui em Brasília, através da assinatura de um termo de compromisso. Esse projeto foi criado quando assumi o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o objetivo de qualificar pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social. Na época, nós formamos mais de 99 mil pessoas. Sou muito grata a Arquidiocese de Brasília, através de Dom Paulo Cezar, que me indicou o Frei Rogério para que juntos pudéssemos trazer o Projeto da Cozinha Piloto, onde serão realizadas as formações dos multiplicadores que atuarão nas comunidades. O curso ensina a produção de dez tipos de pães que têm alto valor comercial, além de levar noções de ética, cidadania, saúde e higiene. As receitas são fáceis e de baixo custo. Desta forma, gera renda rapidamente”, destacou Lu Alckmin, madrinha do Projeto Padaria Artesanal.

Inicialmente, o projeto tem a intenção de formar ao menos 25 pessoas a cada trimestre, para que seja possível capacitar 100 pessoas por ano. As entidades cadastradas, que se tornam agentes multiplicadores, receberão os kits do Projeto Padaria Artesanal são compostos por itens fundamentais na produção das receitas do projeto, como forno a gás, liquidificador, fôrmas e uma mesa de aço inox. O curso para os representantes de cada instituição cadastrada vai começar no dia 06 de novembro e será realizado até o dia 20 de novembro deste ano. Devidamente instruídos, eles iniciarão as formações em suas comunidades.

“Esse projeto transformou a minha vida. Eu passava por muitas dificuldades financeiras quando conheci a proposta da Padaria Artesanal. Hoje, eu ajudo a formar multiplicadores desse projeto que mudou totalmente a minha realidade. Com a venda dos pães, eu e minha esposa conseguimos manter a nossa família e até nos formamos no ensino superior. Esse projeto vai alcançar o Brasil inteiro, porque ele é indispensável para quem busca uma possibilidade de gerar renda para sustentar a sua própria família”, destacou o Chef Brown.