Basílica Santuário São Francisco de Assis abre o Ano Jubilar Franciscano em Brasília

A celebração reuniu fiéis, religiosos, pastorais e comunidades, marcando o início de um tempo especial de graça, oração e conversão para toda a Igreja.

A Basílica Santuário São Francisco de Assis, localizada na Asa Norte, abriu oficialmente o Ano Jubilar Franciscano na última sexta-feira (06/02), com a celebração da Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília.

O Ano Jubilar Franciscano celebra os 800 anos do falecimento de São Francisco de Assis (1226–2026) e convida os cristãos a renovarem sua vivência do Evangelho, inspirados pelo testemunho do Pobrezinho de Assis. Ao longo de 2026, a Basílica será um espaço privilegiado de peregrinação, oração e encontro com Deus.

Durante a homilia, o Cardeal destacou a importância espiritual e histórica deste momento de graça. “Estamos aqui nesta celebração toda especial abrindo aqui na nossa Basílica a celebração do Ano Jubilar dos 800 anos da morte, do trânsito de São Francisco. Momento bonito, momento significativo para toda a família franciscana, mas significativo também para toda a vida da humanidade”, disse.

Dom Paulo Cezar salientou que São Francisco é um santo que ultrapassa as fronteiras do cristianismo e continua a atrair homens e mulheres de todos os tempos. Refletindo sobre o Evangelho proclamado, o Arcebispo ressaltou que a vida de São Francisco é uma resposta concreta à pergunta central da fé cristã: “No fundo é a pergunta que deve soar no coração de cada um de nós: quem é Jesus? É a pergunta que soou na vida de Francisco de Assis, mas ele respondeu concretamente na sua vida e com a sua vida quem é Jesus”.

O Cardeal frisou ainda que o santo de Assis encantou o mundo porque viveu o Evangelho de forma radical, sem reservas. Ao recordar a trajetória do fundador da Ordem Franciscana, o Arcebispo sublinhou. “O que encanta na vida de Francisco de Assis é de ser um homem que viveu o Evangelho vivo, o Evangelho nu e cru. Um testemunho marcado pelo despojamento, pela pobreza evangélica e pelo encontro com Cristo nos pobres e marginalizados. Ele encontrou e tocou a carne de Cristo nos leprosos, naqueles que eram os últimos da sociedade naquele tempo”, afirmou.

Dom Paulo Cezar também destacou a atualidade da mensagem franciscana diante dos desafios do mundo contemporâneo. “Numa sociedade polarizada, São Francisco fala de irmãos”, recordou, chamando os fiéis a refletirem sobre atitudes de ódio, inimizade e demonização do outro. O Cardeal finalizou a homilia destacando que o Ano Jubilar é um convite concreto à conversão pessoal e social.

“O Ano Jubilar é a graça de caminhos novos que nós devemos assumir, mas caminhos novos também para a vida da sociedade. Ano de graça que deve interpelar a nossa vida. Que este tempo de graça nos ajude a apontarmos uma medida mais alta para a vida da sociedade hoje, à altura e à medida do Evangelho vivo que foi São Francisco”, exortou o Cardeal.

Indulgência Plenária: um dom de misericórdia

Durante o Ano Jubilar Franciscano, os fiéis poderão alcançar a Indulgência Plenária, graça especial concedida pela Igreja que consiste na remissão total das penas temporais dos pecados já perdoados na confissão sacramental. Para obter a indulgência, é necessário:

  • participar de uma peregrinação à Basílica Santuário São Francisco de Assis ou a outros locais ligados à espiritualidade franciscana;
  • participar das celebrações jubilares ou dedicar um tempo à oração e meditação;
  • realizar a confissão sacramental, receber a comunhão eucarística e rezar nas intenções do Santo Padre;
  • cultivar o desapego sincero de todo pecado.

A indulgência pode ser aplicada tanto em benefício próprio quanto pelas almas do Purgatório. Idosos, enfermos e pessoas impossibilitadas de sair de casa também podem alcançá-la, unindo-se espiritualmente às celebrações jubilares e oferecendo suas orações e sofrimentos.

Um convite à peregrinação

A celebração de abertura marca o início de uma programação espiritual que se estenderá por todo o Ano Jubilar, reforçando o papel da Basílica Santuário São Francisco de Assis como lugar de oração, acolhimento e vivência do carisma franciscano na capital federal.

A Basílica convida todos os fiéis a participarem deste tempo histórico e espiritual, iniciando o Ano Jubilar Franciscano em comunhão com a Igreja e sob a inspiração do Pobrezinho de Assis. A Basílica Santuário São Francisco de Assis está localizada no SGAN 915, Asa Norte, Brasília/DF.