O encontro acontecerá ao longo de dois dias marcados por momentos de oração, partilha e reflexão, vividos em clima de fraternidade e comunhão. Entre os principais temas em pauta estão a Evangelii Gaudium e a missão da Igreja, a constituição apostólica Praedicate Evangelium, o papel da Cúria Romana e sua relação com as Igrejas particulares, além da sinodalidade e da liturgia.
O objetivo do Consistório é promover um discernimento comum e oferecer apoio e conselho ao Santo Padre no exercício de sua alta e exigente responsabilidade no governo da Igreja universal. O Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, está em Roma acompanhado por seis Cardeais brasileiros: Dom Sérgio da Rocha, Dom Jaime Spengler, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Orani João Tempesta, Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom Raymundo Damasceno, para participar do Consistório.
Os trabalhos têm início nesta quarta-feira (7), às 16h, na Sala do Sínodo, no Vaticano, e acontecem a portas fechadas, com a presença do Papa. Na quinta-feira (8), às 7h30, o Pontífice presidirá a Santa Missa com os cardeais no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. Em seguida, às 9h30, ocorrerá a sessão da manhã, que se estende até as 12h45, novamente na Sala do Sínodo. À tarde, das 15h15 às 19h, o Papa e os Cardeais voltam a se reunir para a sessão conclusiva, encerrando os dois dias de encontros do Consistório extraordinário.