Na manhã da última quinta-feira (06/04), o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu a Santa Missa onde foram abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o óleo do Santo Crisma que serão utilizados para realizar os Sacramentos em toda a Arquidiocese neste ano.
A Missa foi concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom José Aparecido e Dom Antônio de Marcos, como também, pelo Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno, que atua em Brasília como um dos Vigários Gerais, o Arcebispo Militar, Dom Marcony Vinícius, o Bispo emérito de Formosa, Dom José Ronaldo, e o Bispo Auxiliar eleito para Brasília, Monsenhor Denilson Geraldo, SAC.
Nesta celebração, onde são renovadas as promessas sacerdotais, os mais 400 presbíteros que atuam nas diversas frentes de missão na Capital Federal, colocaram-se diante do Cardeal Arcebispo recordando suas ordenações, comprometendo-se a evangelizar com verdadeiro ardor missionário e manterem-se fiéis àquilo que a Igreja pede aos padres para bem viverem sua vocação.
Dom Paulo Cezar iniciou sua homilia agradecendo aos padres que atuam na Arquidiocese pela dedicação e o serviço generoso. “Quero vos agradecer, meus queridos padres, pela vossa doação alegre, bonita e generosa nas diversas paróquias e comunidades da nossa amada Arquidiocese de Brasília. Vocês são coparticipes do meu ministério de ser presença do Bom Pastor governando, santificando e ensinando o nosso amado povo”, agradeceu o Arcebispo.
Aos padres, o Cardeal Paulo Cezar recordou que existe uma íntima conexão entre a vida espiritual do presbítero e a sua missão, a sua ação evangelizadora no mundo. “A santidade do presbítero toma forma concreta através do amoris officium ou a caridade pastoral. Ela é o princípio interior; a virtude que anima a vida do presbítero enquanto configurado ao coração do Bom Pastor”, ressaltou Dom Paulo, recordando a importância da vida espiritual para a ação de uma verdadeira evangelização.
Após a homilia, os bispos e padres presentes renovaram suas promessas sacerdotais. Em seguida, foram apresentados os Santos Óleos levados em procissão pelos diáconos. Durante a Liturgia Eucarística foram abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos. Após a comunhão, Dom Paulo Cezar, junto com os bispos e padres concelebrantes rezaram pedindo a consagração do Óleo do Crisma. Com o gesto de misturar o perfume ao óleo e soprar sobre o recipiente recordando o Espírito Santo, consagrou-se, então, o Óleo que será utilizado nos batizados, crismas, consagrações de altar e ordenações neste ano de 2023.
Assista abaixo a íntegra da Santa Missa do Crisma de 2023 na Arquidiocese de Brasília