Cardeal Dom Paulo Cezar Costa assina atualização do Plano Arquidiocesano de Pastoral

Na manhã desta terça-feira (12/12), o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, acompanhado pelos Bispos Auxiliares, Dom Antonio de Marcos e Dom Denilson Geraldo, S.A.C, assinou a atualização do Plano Arquidiocesano de Pastoral, na Cúria Metropolitana.

Na ocasião, o Cardeal destacou a celebração festiva da Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, dia em que o Arcebispo completa três anos de Ministério na Arquidiocese de Brasília.  

“Nós não vamos fazer um novo Plano Pastoral, pois as diretrizes para ação evangelizadora da Igreja no Brasil só sairão em 2025, por conta do Sínodo. Enquanto isso, este Plano Pastoral continua vigente, pois queremos que Brasília seja a casa da Palavra, que a Palavra de Deus ilumine toda a nossa ação evangelizadora e pastoral. Nós tivemos uma assembleia, em novembro deste ano, e percebemos que o documento precisava de pequenas atualizações que foram feitas e serão aplicadas a partir de agora”, explicou Dom Paulo.

Para que o documento fosse atualizado, um trabalho de pesquisa foi realizado e identificou as aplicações necessárias na Arquidiocese. “Na Assembleia nós apresentamos os frutos gerados pelo Plano Pastoral na Arquidiocese e tivemos a grata surpresa de constatar que a adesão às propostas foi grande, com muitos grupos participando das atividades e dos projetos que foram destacados no Plano”, destacou padre Antônio Xavier, responsável pela atualização do documento.

O Plano Pastoral continua frisando as três dimensões: formação, oração e missão. “Na questão da missão foi acrescentada a proposta da meditação do Evangelho de São Marcos, que é uma grande novidade no documento”, destacou padre Agenor Vieira, Coordenador da Pastoral Arquidiocesana.

Com o título, “Plano Arquidiocesano de Pastoral – Meditando a Palavra de Deus ao modelo de Comunidades Eclesiais Missionárias – Formação”, o Cardeal Dom Paulo Cezar determinou que o início do projeto de leitura do Evangelho de São Marcos será na primeira semana de janeiro de 2024. Ficou estabelecida a apresentação do projeto e formação dos líderes dos grupos paroquiais para as seguintes datas:

Vicariato Centro

Local: Paróquia Santo Cura D’ars
Data: 18/12/2023 (segunda-feira)
Horário: 19h.

Vicariato Sul

Local: Paróquia São José
Data: 18/12/2023 (segunda-feira)
Horário: 19h30.

• Vicariato Leste

Local: Paróquia São Gabriel Arcanjo
Data: 19/12/2023 (terça-feira)
Horário: 20h.

• Vicariato Norte

Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Data: 20/12/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h.

A pedido do Cardeal, cada paróquia deverá encaminhar no mínimo dois representantes para participar da formação. “Sabemos que o prazo é curto e, por isso, desde já agradecemos o acolhimento e o empenho de cada pároco nesse processo”, finalizou o Cardeal.