Cardeal Dom Paulo Cezar Costa participa do lançamento do projeto social Padaria Artesanal em Brasília

Na manhã desta segunda-feira (06/11), o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, participou da inauguração do projeto social Padaria Artesanal, na unidade Polo, estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na 615 Sul. 

A parceria entre a Arquidiocese de Brasília e a madrinha do projeto, a segunda-dama Lu Alckmin, vai capacitar agentes multiplicadores para levar conhecimentos de panificação a 30 localidades do Distrito Federal e entorno, além de outros estados do país. O lançamento oficial da unidade Polo do projeto Padaria Artesanal, que dará início aos trabalhos de qualificação profissional com a formação de cerca de 100 agentes multiplicadores em conhecimentos de panificação, foi realizado na manhã desta segunda-feira (06/11) e contou com a participação e a bênção do Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e do Frei Rogério Soares, pároco que cedeu as instalações para a unidade piloto da iniciativa.

“Todo ser humano deve viver de acordo com a dignidade humana, pois ele é criado à imagem e semelhança de Deus. Ao inaugurarmos esse projeto, nós estamos resgatando a dignidade das pessoas, pois o trabalho dignifica o homem para que o seu sustento seja fruto de seu trabalho honesto. A fé nos conduz a perceber a grandeza da dignidade humana e a lutar para que todo ser humano viva à altura dessa dignidade. Nós estamos no centro do projeto, mas o projeto vai além da Igreja Católica, e deve ser assim mesmo. Para fazer o bem, é preciso que todos os atores da vida da sociedade estejam unidos para a construção do bem, para a luta pela dignidade humana”, destacou o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

A unidade Polo, estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na 615 Sul, teve o espaço reformado e equipado para permitir a realização das aulas teóricas e práticas do projeto, parceria entre a Arquidiocese de Brasília, SENAI, SENAC, SEBRAE e o empresariado da capital federal. Também colabora com a iniciativa o Fundo Nacional de Solidariedade, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, através da coleta anual na Campanha da Fraternidade, subsidia inúmeras ações sociais, educativas e emergenciais em todo o território nacional.

“A Padaria Artesanal chegou em um bom momento aqui em Brasília, pois é uma grande iniciativa social, aberta para todos os interessados em aprender a fazer pão. O mais interessante é que a pessoa aprende em apenasum dia de curso a fazer dez receitas de pães, que são saborosos e nutritivos. Hoje, inauguramos 30 padarias artesanais. Aqui, é a unidade polo que tem a função de formar os multiplicadores que atuarão em suas comunidades, ensinando as pessoas que tiverem interesse em aprender a arte da panificação”, comentou o Frei Rogério Soares. 

A madrinha do projeto, a segunda-dama Lu Alckmincelebrou o lançamento do projeto no Distrito Federal e ressaltou a importância do engajamento do empresariado, considerando tal apoio fundamental para a realização das atividades. 

“Nós queremos levar esse curso para todo o Brasil, para ajudar no resgate da dignidade das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, que vão poder se alimentar melhor e ter uma alternativa para geração de renda e sustento de suas famílias. Meu sonho era trazer esse projeto para Brasília e daqui levar para os outros estados do Brasil. Imagine a minha alegria. Agora, temos o projeto em 30 locais no Distrito Federal e já chegamos em Goiás. Até o final desta etapa do curso, vamos receber pessoas do Ceará e do Maranhão, que irãoreplicar esse projeto em suas cidades de origem”,comentou Lu Alckmin durante a inauguração.

Idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, o projeto capacita os multiplicadores através de técnicas simples, ou seja, sem a exigência de estrutura profissional, para que, ao retornarem para as instituições a que estão ligados, transmitam o conhecimento adquirido. A capacitação também aborda temas como higiene, empreendedorismo e formalização de trabalho.

A qualificação dos multiplicadores será ministrada pelo chef Brown, conhecido panificador formado nas primeiras edições do projeto Padaria Artesanal em Guarujá (SP). As aulas serão realizadas entre 6 e 20 de novembro e reunirão, a cada dia, cerca de 12 agentes multiplicadores de 30 instituições diferentes, que vão aprender dez receitas de pães, dentre elas, de forma, integral, de ervas, caseiro, de mandioca, de cenoura e de maçã. O curso tem duração de 8 horas. Ao final do processo, todos os alunos receberão um certificado de multiplicadores do projeto, e cada unidade descentralizada receberá o kit da Padaria Artesanal, composto por itens fundamentais na produção das receitas do projeto, como forno, liquidificador, formas e uma mesa de aço inox. Para mais informações sobre o projeto, contate: padariaartesanaloficial@gmail.com