O XV Simpósio CELAM – UNIAPAC Latinoamericana teve início nesta quinta-feira (09/11) e segue com rica programação até sábado (11/11), no Centro de eventos e convenções Brasil 21, em Brasília.
O encontro é uma organização do CELAM(Conselho Episcopal Latino-Americano) e da UNIAPAC, organização ecumênica para empresários cristãos, com a proposta de fomentar a promoção do diálogo e da ação conjunta, através do temacentral: “Bispos e Empresários juntos diante dos desafios da América Latina”, buscando a construção da paz e do desenvolvimento como fruto do trabalho e da unidade.
“Nós estamos felizes com a presença de vocês aqui em Brasília. Vocês devem ser sinal, no mundo dominado pelos interesses e pelo lucro, de uma empresa que coloca os valores cristãos como o centro. Nós vivemos em um mundo que tem necessidade de sinais, onde os sinais e as atitudes falam. O exemplo do empresário católico, pessoa de fé, deve fazer a diferença na sociedade. Existem outras formas de conduzir as empresas. O empresário católico é chamado a dizer, a mostrar e a testemunhar que a fé tem incidência na vida da sociedade, na forma de conduzir a empresa e os negócios. Colocando sempre o ser humano, os valores e a ideologia acima dos lucros”, destacou o Cardeal durante a abertura do evento.
Em um cenário de constantes incertezas econômicas e diante da situação de deterioração do tecido social, bispos e empresários da América Latina são chamados a serem promotores da paz e da esperança na sociedade.
“Papa Francisco está propondo uma igreja sinodal, onde escutamos uns aos outros reciprocamente. Na igreja sinodal, os leigos e leigas estão no centro tendo um papel fundamental, sendo chamados a verdadeiramente assumir o protagonismo. Osempresários católicos têm o papel fundamental do testemunho da fé. A grande tendência atual, onde percebemos tantos contravalores, pode ser a do pessimismo, mas quando nós estamos juntos, quando você olha para o lado e percebe que há tantos irmãos e irmãs caminhando com você e assumindo os mesmos propósitos, você se sente fortalecido. Por isso, a UNIAPAC, a ADCE e a União Mundial dos Empresários são fundamentais, pois reúnem milhares de empresários que estão fazendo o mesmo caminho, com a mesma visão e lutando por um mundo diferente, colocando os valores da fé no centro dos seus negócios”, salientou Dom Paulo Cezar.